Perguntas frequentes

Abaixo segue as perguntas mais frequentes entre nossos associados, utilize a busca abaixo utilizando palavra chaves para encontrar sua dúvida antes mesmo de solicitar um atendimento.


Proteção veicular é um sistema de rateio, onde divide-se, de uma forma direta, os custos dos sinistros (roubo, furto, colisão, enchente, etc) dos associados, de forma que, caso algum associado enfrente algum tipo de contratempo coberto pela Proteção Veicular, o problema seja resolvido no menor tempo possível, de forma ágil e sem burocracias desnecessárias. 

No SEGURO AUTOMOTIVO o segurado adere a uma apólice e transfere o risco de seu bem para a seguradora, enquanto que, na PROTEÇÃO VEICULAR, o associado assina Contrato de Responsabilidade Mútua e divide o risco com os demais associados. Na PROTEÇÃO VEICULAR não há variação no preço da adesão, em função da localização do bem, da idade e sexo do condutor. O valor da adesão paga varia em função do valor veículo. Enquanto no SEGURO AUTOMOTIVO à variação de valores de acordo com os perfis dos condutores do veículo. Uma das vantagens mais atrativas de ter uma PROTEÇÃO VEICULAR é o PREÇO, pois trabalha com uma proteção mensal, e não anual, sem que haja uma renovação obrigatória. As associações e cooperativas que atuam no segmento de PROTEÇÃO VEICULAR têm como objetivo o auxílio mútuo de seus associados e cooperados em relação à segurança e conservação de seus veículos. As associações de um modo geral são constituídas amparadas pelo Código Civil brasileiro e Constituição Federal (art. 5º, XVII CF). O funcionamento das associações de PROTEÇÃO VEICULAR não possui nenhum impedimento legal, responsabilizando-se solidariamente de conformidade com os princípios do associativismo e cooperativismo embasado na Lei Federal 5.764/ 7.

Sim, proteção veicular é legal. A Constituição Federal, em seu artigo 5º, garante o direito à livre associação, o que legitima a atuação das associações para fins de proteção veicular. Os principais tribunais do país já se pronunciaram sobre essa questão e a maioria reconhece a legalidade da atuação dessas instituições.  

Não. A Proauto é uma associação sem fins lucrativos, que tem como finalidade a proteção de seus veículos. A associação surgiu em 2006. 

O primeiro passo é entrar em contato com nosso atendimento, com os seguintes documentos carteira de habilitação, comprovante de endereço e documento do veículo. Em seguida deve-se realizar o pagamento da taxa de adesão e agendar a vistoria do seu veículo.

A taxa de adesão é aquela referente ao ingresso no grupo de associados. Nela, estão inclusas a taxa de vistoria e as despesas de cadastro. 

Sim. Devido a sua natureza jurídica, a Proauto oferece aos seus associados um documento que comprova que seu veículo está cadastrado junto a associação. Este chama-se Termo de Adesão. 

Seu veículo fica protegido em casos de colisões, incêndio, roubo, danos da natureza*, furto qualificado e proteção para terceiros.  * Consulte nosso regulamento

O veículo estará protegido a partir após conclusão da vistoria e do cadastro efetivo. 

O primeiro passo é acionar imediatamente a Assistência 24 horas através do número 0800 940 1140 e Polícia Militar e/ou Civil e lavrar o boletim de ocorrência, com o máximo de detalhamento do ocorrido e arrolando testemunhas. É importante destacar que sem esse documento não é possível abrir o evento. A seguir, entre em contato com a Proauto. Clique aqui para abrir um evento.

Não. O associado Proauto também tem direito a este serviço, disponível em todo o território nacional, em caso de pane elétrica ou mecânica. A cobertura é de 250 km ida e 250 km volta (veículos leves) e 350 km ida e 350 km volta (veículos pesados). 

Caso não receba seu boleto até o dia 05 do mês, solicite a PROAUTO para que o boleto de cobrança será encaminhado diretamente ao associado, por e-mail, número de telefone (SMS) endereço indicado pelo associado sendo enviado correspondência via Correios e podendo ser retirado através do site www.proauto.org.br (área do associado, chat on-line) ou em uma de nossas regionais caso o associado não receba deverá entrar em contato com sua regional ou na Matriz, pelo telefone (031)3490-9000 e e-mail: relacionamento@proauto.org.br.   Solicite aqui a 2ª Via de Boleto

Sim. A Proauto possui parcerias com diversas empresas do setor automobilístico, entre outras, oferecendo a nossos associados descontos e facilidades exclusivas. 

É a divisão da soma dos prejuízos ocorridos no mês decorrente entre todos os associados. 

A Proauto é pautada pela transparência e, pensando nisso, oferece diversas ferramentas que permitem acompanhar o rateio dos prejuízos: por meio da área do associado no site; ou pessoalmente, na Matriz da associação. 

Para todo e qualquer avaliação, a Proauto utiliza a tabela da Fundação de Pesquisas Econômicas (FIPE), uma instituição de Direito Privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade prestar serviço para entidades públicas e privadas.

Neste caso você deve entrar em contato com a PROAUTO  através do email relacionamento@proauto.org.br para agendar uma vistoria do veículo novo, bem como solicitar o cancelamento do veículo anterior. 

O cancelamento poderá ocorrer após dois meses de filiação. Para tanto, basta entrar em contato com o atendimento Proauto através do email relacionamento@proauto.org.br, solicitar o formulário de cancelamento, assiná-lo e remetê-lo imediatamente à associação. Mesmo após o cancelamento, o associado participará do rateio do mês vigente.