FAQ`s

DÚVIDAS FREQUENTES

A PROAUTO É UMA SEGURADORA?

Não. A Proauto é uma associação sem fins lucrativos, que tem como finalidade a proteção de seus veículos. Há sete anos no mercado, a associação surgiu em 2006, da união de pessoas sérias, idôneas e comprometidas.


COMO POSSO ME TORNAR UM ASSOCIADO PROAUTO?

O primeiro passo é entrar em contato com nosso atendimento, agendar a vistoria do seu veículo e realizar o pagamento da taxa de adesão. No ato da vistoria, você deve ter em mãos a seguinte documentação: carteira de habilitação, comprovante de endereço e documento do veículo.


O QUE ESTÁ INCLUSO NA TAXA DE ADESÃO?

A taxa de adesão é aquela referente ao ingresso no grupo de associados. Nela, estão inclusas a taxa de vistoria e as despesas de cadastro.


A PROAUTO OFERECE UM CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS?

Sim. Devido a sua natureza jurídica, a Proauto oferece aos seus associados um documento que comprova que seu veículo está cadastrado junto a associação. Este chama-se Termo de Adesão.


CONTRA QUAIS RISCOS MEU VEÍCULO FICA PROTEGIDO?

Seu veículo fica protegido em casos de colisões, incêndio, roubo, danos da natureza, furto qualificado e proteção para terceiros.


A PARTIR DE QUANDO O VEÍCULO ESTÁ PROTEGIDO?

O veículo estará coberto a partir das 00h do dia seguinte à conclusão da vistoria. Ou seja, em até 24h após a fiscalização.


EM CASO DE COLISÕES, INCÊNDIO, ROUBO, FURTO E ACIDENTES, O QUE DEVO FAZER?

O primeiro passo é acionar imediatamente a Polícia Militar e Civil e lavrar o boletim de ocorrência, com o máximo de detalhamento do ocorrido e arrolando testemunhas. É importante destacar que sem esse documento não é possível abrir o pedido de sinistro. A seguir, entre em contato com a Proauto.


TENHO GARANTIA DO REBOQUE APENAS EM CASO DE ACIDENTE?

Não. O associado Proauto também tem direito a este serviço, disponível em todo o território nacional, em caso de pane elétrica ou mecânica. A cobertura é de 100 km ida e 100 km volta (veículos leves) e 300 km ida e 300 km volta (veículos pesados).


TENHO GARANTIA DO REBOQUE APENAS EM CASO DE ACIDENTE?

Não. O associado Proauto também tem direito a este serviço, disponível em todo o território nacional, em caso de pane elétrica ou mecânica. A cobertura é de 100 km ida e 100 km volta (veículos leves) e 300 km ida e 300 km volta (veículos pesados).


SE O MEU BOLETO NÃO CHEGAR O QUE DEVO FAZER?

Caso não receba seu boleto até o dia 05 do mês, você deverá entrar em contato com a Proauto imediatamente e solicitar a segunda via do documento, que também pode ser retirada no site da Proauto, por meio da área do associado. Lembrando que o não pagamento do título implica a perda da proteção do seu veículo.


A PROAUTO OFERECE PROTEÇÃO PARA TERCEIROS?

Sim, conforme consta no termo de filiação.


COMO ASSOCIADO DA PROAUTO, TENHO DESCONTO EM ALGUMA EMPRESA?

Sim. A Proauto possui parcerias com diversas empresas do setor automobilístico, escritórios de advocacia, entre outras, oferecendo a nossos associados descontos e facilidades exclusivas.


O QUE É O RATEIO?

É a divisão da soma dos prejuízos ocorridos no mês decorrente entre todos os associados.


COMO ACOMPANHO OS RATEIOS DOS PREJUÍZOS CAUSADOS AOS VEÍCULOS PROTEGIDOS PELA PROAUTO?

A Proauto é pautada pela transparência e, pensando nisso, oferece diversas ferramentas que permitem acompanhar o rateio dos prejuízos: por meio da área do associado no site; através de nosso informativo, enviado junto com o boleto bancário; ou pessoalmente, na sede da associação.


COMO É FEITO A AVALIAÇÃO DO VALOR DE MERCADO DO MEU VEÍCULO?

Para todo e qualquer avaliação, a Proauto utiliza a tabela da Fundação de Pesquisas Econômicas (FIPE), uma instituição de Direito Privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade prestar serviço para entidades públicas e privadas.


SOU ASSOCIADO E VENDI MEU CARRO. COMO DEVO PROCEDER PARA CADASTRAR O NOVO VEÍCULO?

Neste caso você deve entrar em contato com a PROAUTO para agendar uma vistoria do veículo novo, bem como solicitar o cancelamento do veículo anterior.


NO CASO DE CANCELAMENTO, O QUE TENHO QUE FAZER? TENHO QUE PAGAR O RATEIO DO MÊS?

O cancelamento poderá ocorrer após três meses de filiação. Para tanto, basta entrar em contato com o atendimento Proauto, solicitar o formulário de cancelamento, assiná-lo e remetê-lo imediatamente à associação. Mesmo após o cancelamento, o associado participará do rateio do mês vigente.



Proauto

Rua Adma Saba Paiva, 189
Bairro Ouro Preto – Belo Horizonte
CEP: 31310-350
31 3490-9000

PARCEIROS


A PROAUTO é uma associação que oferece proteção total para seu veículo, assistência 24h e rastreamento veicular, com cobertura em todo o território nacional. Veja nosso diferencial: