Receba a indenização em até 32 dias

Cotar Agora
Itens que sumiram dos carros por motivos de segurança
28 de abril de 2022 Rafael Colombo

Você já parou para pensar na complexidade de criação de um carro do momento da sua concepção até o momento em que ele chega na concessionária e é disponibilizado para venda?!

Claro que a gente adora quando surge aquele carro com um design surpreendente e inovador. Das linhas ou curvas, a pequenos detalhes no painel. Absolutamente tudo é pensando na hora de criar um carro. Mas você sabia que tem itens que já foram comuns e davam charme para carros que foram abandonados por questão de segurança?

É indiscutível que os carros evoluíram muito, principalmente no que diz respeito a segurança deles e do seu condutor. De testes obrigatórios, agências reguladoras, pesquisa e desenvolvimento, até mesmo de leis criadas exclusivamente com a finalidade de tornar o carro mais seguro. Marcas de renome como a Volvo, possuem compromissos públicos por exemplo, de nenhum condutor morrer dentro de um veiculo volvo ao se envolver em acidente.

Listamos agora alguns dos itens que já foram sucesso e sumiram por motivos de segurança.

01 – Quebra-vento

Esse item dava charme aos carros e ajudava a deixar o carro mais fresco, mas ele podia se transformar em uma arma assassina em caso de colisão. Podia se soltar virar uma espécie de faca e cortar o motorista e passageiro. Outro motivo também tem a ver com a aerodinâmica dos carros, que evolui muito.

02 – Enfeites de Capô

Famoso em veículos de luxo, os escudos ou mini estatutos no fim do capo de carros de luxo era símbolo de orgulho e ostentação. Mas em caso de acidentes com pedestres ou atropelamentos, o mesmo item promovia mais ferimentos ou agravava o que podia ser um acidente leve.

03 – Tecidos Naturais no Interior do carro

Imagina ter seu banco revestido por tecidos luxuosos, da seda e casimira por exemplo, isso já foi comum nos veículos de luxo até meados do século passado. O problema é que os tecidos naturais são mais inflamáveis e em caso de acidentes ou descuidos pegavam fogo mais rápido.

04 – Engate traseiro

Mania no Brasil o engate traseiro não chegou a ser banido, mas a sua instalação não é recomendada por muitas fabricantes, isso porque nem todos os chassis estão preparados para receber o item. Muitos instalavam o acessório por acreditar que os mesmos conferiam uma segurança maior em caso de colisões, mal sabem que eles podiam comprometer a estrutura do carro.

Curiosidade: Foi um engenheiro da Volvo o responsável pela criação do cinto de segurança de 3 pontos. E a marca por acreditar que a solução podia salvar vidas de verdade, cedeu a patente de forma gratuita para toda indústria automobilística.

Na PROAUTO é assim, dicas, curiosidades e claro muita proteção! Acompanhe nosso blog e fique por dentro.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias