Vem ser PROAUTO, fique tranquilo

Cotar Agora

Vamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente em 1864.

A Princesa Isabel, filha de Pedro II, se casou com o Gastão de Orleans, um nobre francês conhecido como Conde d’Eu, em 1864. Entre os dotes, estavam as terras que vieram a se tornar Jaraguá do Sul. O amigo do conde d'Eu e da princesa, o engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, Emílio Carlos Jourdan, realizou a demarcação das terras em 1875, que ficavam entre as margens direita, do rio Itapocu, e da esquerda, do rio Jaraguá indo. No início eram 12 léguas quadradas, expandidas posteriormente para 25. Durante o processo da demarcação, Emílio contratou ferreiros, marceneiros, carpinteiros, pedreiros e lavradores, a maioria vinda do nordeste, para a construção do engenho e a plantação da lavoura de cana-de-açúcar. Passou a colonizar os lotes com auxílio de 60 trabalhadores que cultivavam a cana-de-açúcar, constituindo-se ali um engenho de cana, serraria, olaria, engenho de fubá e mandioca. Com a República, as terras voltaram a ser patrimônio da União, e em 1893 para a jurisdição dos Estados. As terras públicas, sem destinação pelo Poder Público, que ficavam às margem direita do Rio Jaraguá, passaram a serem colonizadas pelo Estado a partir de 1891, com imigrantes húngaros, colonizadores alemães, e também com imigrantes italianos. Durante sua história, Jaraguá pertenceu a São Francisco do Sul, Paraty (atual Araquari) e a Joinville. No século passado, em 26 de março de 1934, pelo Decreto nº 565, Jaraguá foi então desmembrado de Joinville, tornando-se município. Incialmente o novo município era somente Jaraguá, tendo seu nome alterado para Jaraguá do Sul em 31 de dezembro de 1943. Isso porque outro município mais antigo localizado no estado de Goiás, possuía o mesmo nome.

Desenvolvimento e Econonima

É uma das cidades mais seguras para se viver, uma das com a melhor educação, e mais desenvolvidas economicamente.

Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Blumenau, Florianópolis e Itajaí, sendo o terceiro núcleo industrial do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções. É conhecida como "Capital Nacional da Malha". Destacam-se também empresas do ramo de tecnologia e prestação de serviços.

Covid-19

Jaraguá do Sul tem um dos melhores indicadores de qualidade não só em Santa Catarina mas de todo o Brasil, seja em tecnologia, educação mas principalmente na área da saúde: com a pandemia, a cidade rapidamente tomou providências de adaptação para que os impactos causados pela crise, fossem os menores possíveis a longo prazo. E se tratando de iniciativas inteligentes, a cidade tem expertise em tomar frente. Veja seus feitos:      

1 - Primeira cidade do BRASIL a desinfetar ambientes públicos

Em março, no início da pandemia, Jaraguá do Sul foi a primeira cidade do país a investir na sanitização de ambientes públicos como estratégia para combater o coronavírus. A medida visou diminuir a circulação de microrganismos críticos para saúde pública, como fungos, bactérias e alguns vírus, como o causador da Covid-19.  

2 - Educação online de primeira qualidade

Uma força-tarefa foi montada para a criação de 955 salas virtuais que atendem quase 21 mil alunos. Aos professores cabem as publicações diárias, aplicação de novos conteúdos, tarefas, trabalhos e provas.  

3 - Semáforo Covid-19

Um sistema que se baseia em todas as informações que envolvem a pandemia, como número de casos, número de pacientes em tratamento, disponibilidade de leitos e, sobretudo, nos índices de propagação da doença.  

4 - Telemedicina para acompanhamento e prevenção

A ferramenta é um canal de comunicação para todas as pessoas que apresentarem os sintomas da doença ou que tiverem dúvidas. O telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença.   Mas mais que esses feitos, a solidariedade típica dos jaraguaenses sempre esteve presente para ajudar aqueles que se encontravam em situação de vulnerabilidade. Foram criados diversos programas e campanhas solidárias para apoiar essas pessoas, seja com alimentos, agasalhos, produtos de higiene pessoal dentre outros. E, o maior de todos: por se colocarem sempre em empatia e amor ao próximo!   Parabéns, Jaraguá do Sul! Por se manter firme e forte, mesmo com as situações dentre a pandemia e por continuar com o excelente exemplo de cidade em todos os âmbitos!  

A PROAUTO tem orgulho em Ser Jaraguá do Sul!

Faça uma visita em nossa regional! Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, 841 sala 01 - Jaraguá do Sul -SC. WhatsApp: (47) 99781-4170  
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias