Receba a indenização em até 32 dias

Cotar Agora

História

Sumaré nasceu a partir de uma sesmaria (terra abandonada em termo livre). As mais antigas referências à região do Quilombo, há mais de 200 anos, são encontrados em documentos de doação das sesmarias. A mais antiga informação que se tem sobre Sumaré refere-se ao Ribeirão Quilombo. Um documento datado de 1799 cita esse curso d´agua, fazendo referência geográfica. Surge, no planalto paulista, a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso, em meados do século XVIII, posteriormente Vila de São Carlos.     A região passou a ser formada por fazenda, depois que as sesmarias foram sendo desmembradas. Graças à cultura do café, a região passou a se desenvolver mais. Quando o café chegou a Campinas na segunda metade do século XIX, os imigrantes começarem a ir para Sumaré. Os primeiros eram portugueses e italianos. Posteriormente, vieram russos, alemães, austríacos, espanhóis e também norte-americanos. Eles compravam terras, faziam agricultura nas imediações de Sumaré e outros abriram comércio na zona urbana. No dia 26 de julho de 1868 foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora de Sant’Ana, marco da fundação de Sumaré. No ano de 1875, com a inauguração da estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o povoado progrediu rapidamente. A Estação recebeu o nome de um dos maiores engenheiros brasileiros, Antônio Pereira Rebouças Filho, que projetou muito da malha ferroviária paulista e paranaense.

Em meados de 1920, o povoado já contava com energia elétrica, subprefeitura, iluminação pública, posto policial, cartório, serviço telefônico, escola, igreja matriz, pronto socorro, e banda de música. E em 1934, o serviço de abastecimento de água foi inaugurado. Na vila havia armazéns, padaria, açougue, oficina de ferrar cavalo, máquina de beneficiar arroz e café, fábrica de bebidas, loja de armarinhos e farmácia; na zona rural havia engenhos de pinga e açúcar, serrarias, monjolos, moinhos de fubá, olarias, também havia fazendas que produziam café, algodão e gado. Na década de 70, houve um boom populacional devido ao grande desenvolvimento industrial e também pela grande oferta de terrenos, a preços acessíveis. Sumaré passou a ser vista como uma terra de oportunidades, atraindo migrantes de todas as regiões do Brasil.

Curiosidades

  • A cidade tem o nome de uma orquídea que é nativa do Brasil.
  • Possui um recanto de animais, onde os visitantes tem contato com a natureza diferenciado de forma gratuita!
  • Sumaré é bastante arborizada, tranquila, possui restaurantes aconchegantes e é um excelente lugar para se morar.
  • Possui diversos locais para caminhadas e espaços de conveniências;
  • Possui a Praça do Cristo Redentor. Isso mesmo! Sumaré tem seu próprio Cristo Redentor, construído em um dos pontos mais altos da cidade, podendo ser visto à quilômetros de distância! Os seus braços estendidos lembram o Cristo abençoando e protegendo a cidade de Sumaré, e esse gesto faz lembrar suas palavras: "Vinde a mim vós todos que sofreis e estais cansados, e eu vos aliviarei".

A PROAUTO também está em Sumaré/SP

Você sabia que a PROAUTO, também está em Sumaré? Temos uma grande atuação na cidade e prestamos atendimentos e serviços de excelência e qualidade aos nossos associados. Por isso, parabéns, Sumaré pelos seus 153 anos de vida, prosperidade e crescimento! Somos muito gratos pela parceria, por nos acolher de braços abertos, e por fazerem parte da FAMÍLIA PROAUTO!
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias