Assistência 24 horas em todo Brasil

Cotar Agora

História

Sua história se iniciou com o registro e instalação da Capela Curada, através das doações de móveis e propriedades feitas por Pedro Gonçalves Meira. Por esse gesto Pedro foi considerado fundador da cidade.

Em dezembro de 1830, ano que foi fundada por decreto do Imperador, Indaiatuba se tornou sede de uma das Freguesias da Vila de Itu, que englobava também outros cincos bairros daquela região, como os bairros de Itaici, Piraí, Mato Dentro e Buru. Sua emancipação ocorreu em 24 de março de 1959, quando ganhou autonomia política em relação a Itu, passando a ter sua própria Câmara de Vereadores.

Pontos Turísticos

Museu Municipal Antônio Reginaldo Geiss

Foi criado pela Lei Municipal 7236 em 25 de outubro de 2019, onde veio a substituir o antigo nome Museu Casarão Pau-Preto, sede da fundação pró-memória da cidade. Com construção no século XIX construída com técnica de taipa de pilão, foi residência da família Bicudo de 1885 a 1980. Em 1988 foi criada a sede da Fundação Pró-Memória, que transformou o prédio em museu, evitando assim sua demolição.

A sua arquitetura mostrou como foi importante o período açucareiro e cafeeiro do interior paulista nos séculos XIX e XX, com um imenso jardim.

Parque Ecológico de Indaiatuba

Inaugurado em 1992, sendo projeto pelo urbanista Ruy Ohtake. O parque possui uma área extensa, cortando a cidade em 80%, são 15 quilômetros com ciclovias e pistas de caminhadas. Em toda sua extensão ele abrange lagos, bosques, jardins, campos de futebol, pista de skate profissional, raia de remo olímpica, praça de eventos, equipamentos de ginástica, parque temático infantil e um teatro.

O parque recebe vários eventos esportivos e culturais, como por exemplo, Carnaval de Rua e Corrida de Indaiatuba.

Parque Temático

Sua principal atração são os animais temáticos feitos de fibra que compõe o playground temático. O lazer se completa com quadras poliesportivas construídas com padrão exigido para a prática do tênis, quadras de vôlei de areia e futebol de areia, além de conter quiosques de alimentação, área de descanso e pistas para a tradicional caminhada.

Curiosidades

O nome Indaiatuba é a junção de dois termos da língua tupi-guarani: Indaiá que significa um tipo de palmeira, e tuba, que significa grande quantidade. Sendo assim, Indaiatuba denomina-se muitos “Indaiás”, que faz referência da paisagem e da vegetação da localidade, que hoje já foi alterada.

Após a morte de Pedro Gonçalves Meira, seu irmão e herdeiro Joaquim Gonçalves Bicudo passou a cuidar da Capela, devoto de Nossa Senhora da Candelária, transformou-a em padroeira de Indaiatuba.

A PROAUTO está em Indaiatuba, para aqueles que se interessarem entrem em contato com um de nossos consultores pelos contatos (19) 99729-8004 pelo Whatsapp e pelo (19) 3381-7917 no fixo.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias