Um novo jeito de proteger seu carro

Cotar Agora

História

Sua fundação ocorreu no início do século XIX, com a abertura de estradas entre Piracicaba e Campinas, depois disso, começaram a venda de sesmarias (terrenos abandonados por Portugal) o que atraiu Dona Margarida da Graça Martins, que veio a ser considerada fundadora da cidade, por ter doado o terreno onde foi construída a igreja Matriz, da padroeira Santa Bárbara. O município veio a se desenvolver em função do grande trabalho da agricultura, mas a partir da década de 1970 a prática agrícola foi deixada de lado para dar lugar a parques industriais com o objetivo e finalidade de se desenvolver na indústria e no comércio.

Pontos Turísticos

Parque dos Ipês

Inaugurado em 1996, remodelado e reaberto em 2008, é o principal parque da cidade, que conta com várias espécies de plantas, peixes e aves. É o lugar com as principais referências para atividades físicas, como caminhada e exercícios ao ar livre.

Parque do Araçariguama

Localizado próximo ao parque dos Ipês, foi construído aproveitando o córrego Araçariguama que nasce na região rural da cidade.

Estação Cultural

Antiga estação ferroviária paulista foi construída em 1917 e utilizada até 1995, quando veio a ser desativada. Em 2007 ela foi revitalizada e se transformou em um centro cultura, com recursos da Fundação Romi e da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura) sendo renomeada a Estação Cultural de Santa Bárbara. A estação conta com um auditório de 200 lugares, palco, camarim e mezanino, que são utilizados para shows e apresentações teatrais, além de receber midiateca e uma biblioteca temática sobre ferrovia. Além de sua total reforma, foi construído um prédio anexo onde possui cybercafé e uma livraria. Ela é conhecida como o Ponto de Cultura do Estado de São Paulo através do projeto Ninho Musical, iniciativa do maestro Paulo César Bellan, que permite os participantes aperfeiçoarem seus conhecimentos teóricos e práticos com o objetivo de serem amadores ou profissionais da música. Uma iniciativa da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, Governo Federal e da Fundação Romi.

Bairro de Santo Antônio Sapezeiro

É um dos bairros mais antigos da cidade, e seu nome deve-se a devoção ao Santo e ao grande números de sapês que havia na região. As suas atrações são a Igreja Santo Antônio do Sapezeiro, onde acontece a Festa do Padroeiro, e a Cachoeira do Antônio do Sapezeiro, localizada a 4km da igreja.

Curiosidade

Santa Bárbara veio a ser o primeiro município brasileiro fundado por uma mulher. A cidade também é considerada como o berço da indústria automobilística no Brasil, sendo que foi a responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil, em 1956, o “Romi-Isetta”.

Você sabia que a PROAUTO atua há 8 anos em Santa Bárbara?

Santa Bárbara comporta um dos nossos escritórios e fica localizado na divisa da cidade com Americana (na Avenida Iacanga, nº80) e atua desde 2012, atendendo mais de 5 mil associados desde a sua fundação. Nosso escritório possui uma grande estrutura, que visa o conforto, comodidade e um atendimento de qualidade aos nossos associados e pretensos. Aqui nossos associados estão em primeiro lugar!

Os telefones para contato são 3003-0639 (fixo), pelo Whatsapp (19) 3003-0639, e também pelo site www.proauto.org.br/interiorsp.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias