Um novo jeito de proteger seu carro

Cotar Agora

Princesa d'Oeste: onde tudo começou

  A história de Campinas iniciou há 247 anos atrás, em uma grande área cercada por uma densa Mata Atlântica e por campos naturais conhecidos por “campinhos" ou "campinas".

  O povoamento da região campineira iniciou-se a partir de 1739, com a chegada de Barreto Leme e seu povo, formando-se um bairro rural. Seu desenvolvimento se deu pela chegada de fazendeiros, que vieram a essas terras em busca da instalação de lavouras de cana e engenho de açúcar, onde eram usados a mão de obra escrava. Em 1767, esse bairro já contava com várias famílias que retiravam da lavoura a sua subsistência. Até o final do século 18, a cana-de-açúcar era principal atividade da região. Mas com a grande expansão das plantações de café, a cana de açúcar foi aos poucos sendo substituída. E foi assim até a década de 30, quando aconteceu a crise na economia cafeeira. Até este período a região se desenvolveu bastante, recebendo uma grande demanda de trabalhadores, inclusive escravos, vindos de diferentes regiões do país, que eram empregados nas plantações e em atividades produtivas rurais e urbanas. Com tamanho crescimento, os meios de transporte e produção de Campinas começaram a se modernizar. Nem mesmo a emancipação política da cidade, que ocasionou várias divisões distritais no território do município impediu Campinas de ser uma das maiores cidades do Brasil, virando a Princesinha d’Oeste.

Cidade que mais cresce

Desde 2000, graças a investimentos públicos e privados, a cidade vem alcançando seu equilíbrio econômico e social, tornando-se um município cada vez mais competitivo perante a Região Metropolitana de Campinas. Leis de incentivos para empresas que se instalarem na cidade foram criadas e a obra de ampliação da Rodovia dos Bandeirantes, cujo trajeto passa pelo município, trouxe novas possibilidades de desenvolvimento.

Receptividade é sua marca registrada

Constituída por e imigrantes procedentes das mais diversas regiões do estado, do País e até mesmo do mundo, Campinas passou a concentrar uma população cada vez maior com os anos. Eles chegavam à Campinas atraído pela instalação de um novo grupo produtivo composto de fábricas, agroindústrias e estabelecimentos diversos.

 

Para marcar a receptividade da cidade, em frente ao Largo das Andorinhas foi instalada a figura em bronze de uma mulher coroada com quatro metros de altura, que representa a Princesa d’Oeste. A estátua tem uma área vazada no peito e segura o Brasão de Campinas, simbolizando o coração aberto a quem procurar a cidade.

CURIOSIDADES

A cidade que mais valoriza investimentos em tecnologia

Graças a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a cidade é considerada como o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. A ligação de Campinas com a tecnologia, remonta a mais de cem anos! Foi a terceira cidade do mundo a adotar o telefone. Além disso, abriga importantes centros de pesquisa como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Ascher (CTI), entre outros.

Times de futebol consagrados!

Ponte Preta e Guarani...Polêmico! Mas, juntos formam parte do patrimônio da cidade e uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. O Guarani é famoso por ter sido o primeiro e único clube de futebol de uma cidade do interior a conquistar o título brasileiro da Série A, em 1978. Ponte Preta, é o segundo time mais antigo do país e o primeiro do estado de São Paulo. Louvável por ser um dos primeiros a contar também com jogadores negros, se tornando um marco!

As maiores e melhores empresas do Brasil estão onde? Exatamente!

Campinas abriga gigantes como Honda, Toyota, Unilever, 3M, Bosch, Bridgestone, Pirelli, Dell, IBM, Samsung, Motorola, Medley, Goodyear, AmBev e muitas outras que estão entre as mil melhores!    

Mais forte do que nunca, assim como a PROAUTO

Campinas é uma cidade do interior, mas é superior a muitas capitais se tratando de tamanho. É maior que Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Maceió (AL) e São Luís (MA), aparecendo ainda em 14º lugar no top 20 das cidades mais populosas do país! É a segunda maior não capital, perdendo apenas pra Guarulhos! Campinas ainda vai muito além de tudo o que contamos aqui. Une o conforto de uma capital com o aconchego de um interior! É por isso que temos orgulho em atuar no município. A PROAUTO homenageia essa grande cidade que cativa e acolhe nossos associados de forma tão sublime. Parabéns Campinas! Por mais um ano de vitórias e conquistas.  

Conheça as representações PROAUTO em Campinas

PROAUTO Campinas Região Leste e Sudeste Whatsapp: (19) 99971-8015 PROAUTO Campinas Jardim Florence Whatsapp: (19) 98819-9896 PROAUTO Campinas Castelo Whatsapp: (19) 98831-7279 PROAUTO Campinas Jardim do Lago Whatsapp: (19) 97405-9447  
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias