Proteção sem perfil de condutor!

Cotar Agora
Nesse dia 19 de maio de 2021, Hortolândia, que conta com 234 mil habitantes, comemora seu aniversário de 30 anos, mas se engana quem acha que essa história tem tão pouco tempo como demonstra. Os primeiros capítulos dessa jornada começaram a muitooo tempo atrás. A antiga Jacuba e a nova Hortolândia A trajetória de Hortolândia iniciou entre os séculos XVIII e XIX com o cultivo de café e algodão nas terras conhecidas como Jacuba. Um marco histórico foi a construção da estação de Jacuba que passou a integrar o caminho dos trens, juntamente com a inauguração da estação ferroviária de Campinas em 1872. A cidade foi elevada a distrito de Jacuba, do município de Sumaré e a partir daí a ganhou um visual mais urbano. Foi quando a Prefeitura de Campinas autorizou o primeiro loteamento, que foi o Parque Ortolândia, empreendimento de João Ortolan, que também foi o proprietário da primeira fábrica instalada em Jacuba, a Cerâmica Ortolan, e que logo depois passou a se chamar Cerâmica Sumaré. Um outro grande empreendimento, de muita importância para o desenvolvimento da região foi o Colégio Adventista, que contribui satisfatoriamente para a consolidação do município. A mudança de nome da cidade para Hortolândia aconteceu por Jacuba já batizar um distrito da região de Arealva. E a busca por melhorias levou a emancipação de cidade em relação a Sumaré, em 19 de maio de 1991. Com 230.851 habitantes, o desenvolvimento da cidade foi resultado do crescimento dos recursos gerados pelo distrito de Sumaré, sendo responsável por mais de 60% da arrecadação, em função do crescimento local e da instalação de indústrias atraídas pelo incentivo fiscal, como Armco do Brasil S/A, Dow Corning do Brasil Ltda, dentre outras. Atualmente, há mais de 500 indústrias, 2.881 pontos comerciais instalados, inclusive dois shopping centers, e 3.105 prestadores de serviço atuando na cidade. Além disso, Hortolândia conta com hospitais, parques socioambientais, escolas, universidades, bibliotecas, bares, hotéis e restaurantes, garantindo qualidade de vida a seus habitantes.   Curiosidades

Erro do “H” e nome em homenagem

A cidade possui esse nome em uma homenagem ao primeiro proprietário da região, João Ortolan, que contribuiu para o grande desenvolvimento da cidade, e que pôde buscar a sua emancipação, se tornando uma cidade livre. Segundo alguns moradores da região, a letra “H” teria sido um erro de escrita, mas assim permaneceu e permanece até hoje.   Cidade que mais cresceu Hortolândia viveu seu grande momento há 7 anos atrás, em 2014, nos setores econômicos e de crescimento social. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em uma publicação feita pela revista Veja, foi a cidade média que mais cresceu em todo o país, e com uma grande geração de emprego com a instalação de mais de 200 empresas.  

Parque contra chuvas

Em uma ação contra as chuvas em 2018, um parque foi inaugurado para evitar alagamentos na região central da cidade. Com duas lagoas de contenção de enchentes, elas funcionam como represas e reduzem a velocidade da enxurrada em dias de temporal. A área do Parque Socioambiental Lago da Fé possui 180 mil metros quadrados, e inclui área de lazer com pista de caminhada. Em 2021, a cidade está realizando obras onde o Parque vem ganhando uma grande ampliação.

A PROAUTO sedia uma de suas regionais em Hortolândia

A PROAUTO está no município de Hortolândia há mais de 10 anos e temos orgulho em ter nossa história ligada ao desenvolvimento desta cidade, que acolhe mais de 10 mil dos nossos associados. Seguimos honrando o nosso compromisso em prestar serviços de excelência e qualidade  a todos os hortolandenses.

Já conhece a PROAUTO Hortolândia?

Entre em contato e agende uma visita! Estamos trabalhando com todos os cuidados de higiene necessários para garantir a sua proteção. Endereços:
  • Av Brasil, 350 Jd Amanda 1 Hortolândia-SP.
  • Rua Luiz Camilo de Camargo, 1366, Jd. Remanso Campineiro Hortolândia-SP.
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias