100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora

História

A cidade nasceu originalmente com o nome de Aldeamento de Nossa Senhora da Conceição dos Guarus e foi fundada pelos índios guarus para defender São Paulo contra o ataque dos índios tamoios às margens do Rio Tietê. Sabemos que o principal objetivo da colonização brasileira se deu em função da exploração do ouro. E em Guarulhos não foi diferente. Lá a era do ouro durou mais de 200 anos. Depois veio a era dos tijolos, que deu origem a diversas olarias na cidade que na época foram muito utilizados na construção civil da capital de SP. Foi aí que a economia da cidade efervesceu, surgindo assim uma diversificada atividade comercial. Lá pelos anos 50, com a inauguração das rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, Guarulhos sofreu um "boom" industrial, o que contribuiu para a instalação de indústrias nos trechos das rodovias que passam próximos ao município. Em 1985 começou a operar o aeroporto de Cumbica, que hoje conhecemos como "Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos Governador André Franco Montoro", o maior da América do Sul.

Dentre as principais áreas de lazer da cidade, alguns deles merecem destaque:

 

Os parques urbanos

O Parque Estadual Cantareira é uma reserva que possui mais de 2 mil hectares e o Bosque Maia, localizado no bairro jardim Maia é o maior parque urbano de Guarulhos. Além de outros parques urbanos na cidade, o Parque Chico Mendes possui uma área verde de grande importância, por também ser um centro de Educação Ambiental e contar com diversas áreas de lazer, como quadras de esportes, pistas de skate, parquinho e outros.

 

Você é fã dos mamonas Assassinas?

Em 1996 Guarulhos homenageou o grupo dando a uma praça o seu nome. A Praça dos Mamonas Assassinas foi palco das primeiras apresentações da banda que teve origem na cidade.  

Centros Culturais

Em Guarulhos os grandes responsáveis por conservar sua história são o Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca Monteiro Lobato, o Teatro Padre bento e o Teatro Nelson Rodrigues, além do casarão José Maurício e o Sítio da Candinha, patrimônios caros para salvaguarda da memória da cidade.  

A PROAUTO em Guarulhos

A PROAUTO Proteção Veicular iniciou suas atividades em Guarulhos em dezembro de 2016, como um projeto piloto, em uma modesta e simples sala próxima a Prefeitura da cidade. Neste local, três pessoas passaram a integrar o time PROAUTO e foram tão bem sucedidas que no 5º mês de atividade já viram necessidade de ampliar. Após apenas 10 meses a Regional Guarulhos foi premiada como a Regional Destaque em 2018/19. Sinal que estavam no caminho certo! A PROAUTO Guarulhos está situada na Av. Tiradentes 2319, no Bairro Macedo. E no período de isolamento social, você pode agendar uma visita utilizando os contatos abaixo: Telefone: (11) 4105-5727 WhatsApp: (11) 95920-0096 Clique aqui e acesse o site.    
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias