Vem ser PROAUTO, fique tranquilo

Cotar Agora
Manutenção A parte mais importante para o funcionamento do veículo passa por sua manutenção total. A dica é que não leve o carro somente quando apresentar um problema, leve periodicamente e faça revisão constantemente, pois a falta de revisão pode causar até mesmo um acidente. A limpeza do sistema de arrefecimento, substituição do fluido de freio, balanceamento e alinhamento dos pneus, troca de filtros de ar e óleo adição de aditivos de combustíveis, são alguns procedimentos importantes para conservação do automóvel.

Cuidar bem da higiene do veículo

Com a correria do dia a dia, manter o veículo limpo por dentro e por fora acaba se tornando um grande desafio para o condutor, mas também é de extrema importância. A prática desse hábito, além de ajudar na saúde de quem usa o carro, ajuda também na saúde de peças que têm pouca resistência a sujeiras e poeiras. A recomendação para manter o carro limpo é sempre usar aspirador de pó, pano, ou algum objeto que contribua para a limpeza. Atenção deve-se dar aos filtros de ar, já que se descuidar da sua limpeza pode causar entupimento, e até riscos à saúde respiratória do condutor, além disso, pode provocar mau cheiro e mancha nos bancos do veículo. Na parte externa, procurar sempre usar substâncias que não mancham e não alteram a pintura.

Combustível apropriado

Sempre atentar-se ao combustível que está sendo utilizado em seu veículo, se utilizar combustível com má procedência pode trazer prejuízos para o motor, reduzindo a sua vida útil e também deixando você na mão. Então, antes de ser seduzido pelos baixos preços de combustíveis de alguns postos, certifique-se de que aquele seja de confiança, porque o barato pode sair caro.

Fique atento à temperatura do veículo

Uma das mais importantes dicas, é verificar sempre o reservatório de água, e o ponteiro que indica no painel a temperatura do veículo, para não ocorrer um superaquecimento do motor. Se isso vir a ocorrer, pare o veículo imediatamente, desligue-o, espere esfriar. Quando esfriar, abra o capô, verifique se o reservatório está no nível correto, se não, complete até o nível correto e feche corretamente o reservatório. Sempre verifique o reservatório antes de uma longa viagem, e para uso diário verifique de 2 em 2 dias.

Peças originais ou genuínas

Sempre tenha atenção ao realizar troca de peças com defeitos por outras peças. A recomendação é comprar sempre peças originais e genuínas para evitar mais problemas mecânicos e riscos até de perda de garantia do automóvel. A utilização de peças não originais, ou melhor dizendo, peças paralelas, podem prejudicar muito o veículo e fazer com que outras peças do carro que estavam boas comecem a apresentar defeitos.

Gostou das dicas? Então não se descuide do seu veículo. A vida útil dele depende apenas de você! ;)

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias