Proteção sem perfil de condutor!

Cotar Agora
Vinhedo completa no dia 2 de abril 72 anos de sua emancipação com cerca de 79 mil habitantes, ficando localizada no interior do Estado de São Paulo na micro e mesorregião de Campinas em aproximadamente 75 km da capital paulista. A cidade se destaca por ser um dos municípios de maior Índice de Desenvolvimento Humano (HDI) do país.    

História

O governador do Estado de São Paulo, Albuquerque Lins, promulgou a Lei nº 1138, criou o Distrito de Paz de Rocinha, no município de Jundiaí em 31 de outubro de 1908 e, pela proximidade com aquela cidade, acabou atraindo novos moradores. O Distrito, antes simples pousada daqueles bandeirantes e tropeiros, tornou-se um dos principais locais da região. Sua população foi formada por maioria de imigrantes europeus e conseguiu transformar sua agricultura na base de sua economia, principalmente pela grande quantidade de videira em seus vales e encostas. Logo depois a agricultura deixou de ser a principal atividade de economia com a construção da primeira indústria, a Fiação e Tecelagem Sant’Anna, inaugurada em 1925. Anos depois foram fundadas a Cerâmica Jatobá em 1947 e a Carborundum, de abrasivos em 1953. O povoado ali presente se desenvolvia e com isso começavam a surgir problemas, e diversas pessoas influentes na cidade com o anseio da população em se desligar de Jundiaí, assim iniciou-se o processo de emancipação. O plebiscito foi marcado para 24 de outubro de 1948, de forma democrática onde todos podiam votar. Dos 1.666 eleitores que compareceram à votação, 1.563 defenderam a emancipação, que foi oficializada no mês de dezembro do mesmo ano. Em 2 de abril de 1949, aconteceu a escolha do primeiro prefeito, tendo como candidato único, o médico Abrahão Aun. E através dessa escolha foi considerado o dia do aniversário dessa cidade. Vinhedo foi o nome escolhido para homenagear o principal produto agrícola da cidade: a uva.    

Festa da Uva

A primeira festa aconteceu em Vinhedo/SP na Praça Sant’Anna em 1948. Ocorria com bastante presença da população, e com o desenvolvimento da cidade, o evento cresceu ativamente. Antes mesmo da emancipação os produtores comemoravam os seus trabalhos, com músicas tradicionais. A cidade hoje não é mais agrícola, mas se preocupam em preservar as tradições e culturas que foram fundamentais na construção da cidade.

Pontos Turísticos

Hopi Hari

É o maior parque de diversões da América Latina, quem gosta de emoção e aventura o parque possui a Montezum, a 5ª maior montanha russa de madeira do mundo. A programação cultural vai de shows, espetáculos interativos, shows musicais até atrações especialmente planejadas para todas as idades, garantindo um dia inteiro de encanto, magia, emoção e adrenalina.  

Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus

O teatro foi inaugurado em 22 de setembro de 2006, e sua característica concilia entre a modernidade e a antiga fábrica e se localiza onde ficava a antiga empresa Carborundum, de abrasivos em 1953. Um complexo cultural também fica instalado no local, o Centro Cultural Engenheiro Güerino Mário Pescarini, que oferece oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O nome foi em homenagem para a primeira dama do município, que foi conhecida também como a primeira bailarina da cidade.

Você sabia que a PROAUTO está em Vinhedo?

A PROAUTO está em Vinhedo desde 2014. São 7 anos trabalhando com excelência, transparência e oferecendo serviços e atendimentos aos seus associados com qualidade. A nossa Regional hoje, conta com uma base de cerca de 500 associados. Nesse dia especial, homenageamos essa cidade maravilhosa que nos acolhe todos esses anos com tanto carinho. Parabéns, Vinhedo pelos seus 72 anos e obrigada pela parceria e por fazerem parte da FAMÍLIA PROAUTO!  
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias