100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora

A origem de Americana

O município de Americana era uma grande sesmaria. As terras foram doadas pela corte portuguesa e a escolhida para ser a estrada de ferro da região, e foi ao entorno da Estação Ferroviária de Americana que a cidade se desenvolveu em 1875. Com o Fim da Guerra Civil Americana, muitas famílias sulistas dos Estados Unidos da América foram afetadas e tiveram que buscar melhores condições de vida em outros locais. Esse fato ficou conhecido como o maior êxodo populacional das histórias dos EUA. Foi aí que eles encontraram a antiga Vila de Santa Bárbara. O povoado já existia, o Capitão Ignácio Correa Pacheco e Basílio Bueno Rangel foram seus fundadores. No entanto, a chegada dos americanos confederados foi determinante para o progresso da Vila, que mais tarde acabou sendo denominada Vila dos Americanos.  

Economia e desenvolvimento

O desenvolvimento da cidade se deu em função da Industria têxtil devido a instalação da fábrica Rawlinson Muller & Cia que investia na produção de algodão para a fabricação dos tecidos e deu origem a Vila Operária Carioba. Hoje, apesar de a indústria têxtil ainda ter presença marcante, a cidade se destaca em outros setores de produção, como metalúrgico, químico e alimentício, e os serviços também cresceram. Atualmente, Americana possui um IDH de 0,840. É a 19ª cidade mais desenvolvida e lidera o Índice de Bem-Estar Urbano. Ela é referência em atendimento de serviços coletivos urbanos e mobilidade. Seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é, desde 2012, acima da média brasileira. A saúde e a segurança também são pontos fortes da cidade.

Curiosidades

 O Aniversário de Americana

A Estação Ferroviária de Americana foi inaugurada no dia 27 de agosto de 1875 e contou com a presença do Imperador Dom Pedro II e do Conde d'Eu, marido da Princesa Isabel, sendo batizada de "Estação de Santa Bárbara", pois era situada nas terras deste município. Como reconhecimento da importância da estação para o surgimento da cidade, a ferrovia mudou de nome e o aniversário de Americana passou a ser comemorado no dia da fundação da estação.

Americanos e Italianos

Além dos americanos, que deram origem ao nome do município, Americana também abrigou famílias italianas. Em função do fluxo imigratório no país entre 1870 e 196, os italianos buscaram na cidade seu local de moradia. Dessa forma, sua arte, seus usos e costumes, permanecem presentes até hoje na cultura da cidade.

A PROAUTO também está em Americana!

Você sabia que a PROAUTO, também está em Sumaré? Temos uma grande atuação na cidade e prestamos atendimentos e serviços de excelência e qualidade aos nossos associados. Por isso, parabéns, Americana pelos seus 146 anos de vida, prosperidade e crescimento! Somos muito gratos pela parceria, por nos acolher de braços abertos, e por fazerem parte da FAMÍLIA PROAUTO!  
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias