Um novo jeito de proteger seu carro

Cotar Agora
Conhecido por ser o Berço da Amizade, Artur Nogueira completa 73 anos neste dia 10 de abril. Cidade do interior de paulista com aproximadamente 55 mil habitantes, se localiza a mais de 150 km da capital São Paulo e foi emancipada em 1948, que marca o aniversário da cidade.

História

Artur Nogueira pertenceu, até o começo deste século, às tradicionais famílias paulistas e surgiu após a doação do terreno feita em 1904, pela Artur Nogueira & CIA ao governo, para constituição de uma seção do núcleo colonial Campos Sales. Em 1908 chegaram ao povoado que seriam considerados seus fundadores, com intuito de ocuparem os lotes do patrimônio doado por Fernando Arens à seção “Artur Nogueira”, do núcleo Campos Sale e com a construção de sua primeira capela o povoado foi elevado a Distrito do município de Moji Mirim em 30 de dezembro de 1916. Nesse tempo predominava os elementos estrangeiros no povo do Distrito, Espanha, os quais cultivando a terra e criando gado que aos poucos vinham adquirindo as terras dos donos em pequenas glebas, acabando com grandes latifúndios. Com a valorização do café, formaram-se nessas glebas grandes cafezais, chegando ao território em 1929, um verdadeiro mar de cafeeiros. A população era composta por imigrantes italianos, alemães, portugueses e espanhóis, que ao adquirirem pequenas glebas desmontaram os grandes latifúndios originários. A valorização do café modificou o aspecto do distrito, espalhando a formação de grandes cafezais na região. Por volta de 1930 houve uma crise gerada pela queda dos preços desse produto, o distrito veio a enfrentar um período de estagnação. A crise do café ocorrida em 1929 e teve os seus reflexos mais agudos em 1930, não deixou de repercutir no progresso do Distrito, que permaneceu parado até 1937, quando foi inaugurada a iluminação pública e domiciliária. Passados alguns anos, foi em 1948 que teve início o movimento para a emancipação do Distrito passando para município, com assinaturas em listas de todos os habitantes da Vila e povoados, que desejassem a emancipação. Com um bom número de assinaturas, foi requerido o plebiscito e pela Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948, foi criado o município de Artur Nogueira. Em 10 de abril de 1949 Severino Tagliari tomou posse do executivo se tornando o 1º prefeito da cidade.  

PROAUTO em Arthur Nogueira

Você sabia que a PROAUTO, também está em Arthur Nogueira? Temos uma grande atuação na cidade, prestamos atendimentos e serviços de excelência e qualidade aos nossos associados. Por isso, parabéns, Arthur Nogueira, pelos seus 73 anos! Somos muito gratos pela parceria, por nos acolher de braços abertos, e por fazerem parte da FAMÍLIA PROAUTO!  
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias