Nem precisa falar que carro é a paixão do brasileiro certo?! E cada um tem seus preferidos, mas no Brasil nos anos 80, os carros começavam a chegar ao mercado e claro, deixaram sua marca. Muitos hoje são peças raras de colecionadores, mas desfilaram nas ruas do Brasil e arrancam suspiros por ai!
Listamos a seguir alguns dos modelos que ainda são sucesso e marcaram época:
Volkswagen Gol
Talvez o mais icônico, uma vez que ele é fabricado até hoje e 2022 é o ano que marca a despedida dele. O Gol é o típico carro brasileiro até no nome. Já passou por diversas reestilizações, das linhas retas e quadradas, passando por versões especiais como o icônico GTi até o Gol bolinha. O Gol já chegou com a difícil missão de substituir o Fusca e foi sucesso de venda e público. Missão cumprida com sucesso, uma vez que o carro foi o mais vendido por 27 anos consecutivos.
Volkswagen Fusca
O Fusca chegou oficialmente ao Brasil nos anos 50, ele vinha desmontado da Alemanha e era montado pela Brasmotor. A montagem do Fusca pela Volkswagen no Brasil começou em 1959. O carro teve seu fim declarado em 1996 sob muita comoção da população! Hoje, o carro continua o queridinho de muita gente, de colecionadores a entusiastas.
Chevrolet Monza
Nada de popular por aqui, o Monza chegou já sendo considerado um “carro de Luxo”. O sucesso de verdade veio na versão 4 portas. Com uma grande gama de opções para o mercado nacional, ele passou a vender como água no deserto e o resultado prático dessa preferência nacional veio em 1984, quando o Monza foi o carro mais vendido do Brasil. Em 1985 e 1986, ele repetiu essa proeza, passando o trono para o VW Gol somente em 1987.
Volkswagen Voyage
Em 1981, o Projeto BX que marcaria a história da Volkswagen no Brasil com o Gol, ganhou sua derivação sedã – um ano após a estreia do Gol. Logo, o Voyage fez as honras da nova família de compactos da marca alemã, com boas vendas e um opositor à altura para o Chevrolet Chevette. Um fato curioso é que o projeto era 100% brasileiro. Com auge comercial no fim da década de 1980, o Voyage foi exportado para a Argentina como Gacel (gazela em espanhol) e Gol Sedan no restante da América Latina, inclusive México. Já nos Estados Unidos e no Canadá, o sedã foi vendido entre 1987 a 1993 com o nome Fox e cerca de 2 mil modificações, incluindo injeção eletrônica (ainda não disponível nos carros nacionais) e câmbio de quatro marchas com "overdrive".
Chevrolet Chevette
Modelo que fez sucesso durante 20 anos no Brasil, o Chevrolet Chevette foi uma aposta que deu certo, tendo boas vendas durante quase toda a sua existência e chegando a ser o carro mais vendido do país em 1983. O Chevette foi um dos sedãs dos anos 80 a ter séries especiais inusitadas. A mais famosa é a Jeans, com bancos forrados de brim e porta-revistas em forma de bolsos de calças. Nesta fase, também teve variantes hatch, além da station-wagon Marajó e da picape Chevy 500.
Você certamente sentiu falta de alguns modelos por aqui, o Escort, o Corcel, o Del Rey e outros. Você deve ter percebido também que não mencionamos nenhum carro da FIAT, isso porque a fábrica ainda se instalava por aqui e lançou modelos como o FIAT 147 e o FIAT prêmio, por exemplo.
Mas fica tranquilo, também somos apaixonados por carro e prometemos voltar em breve com mais nostalgia e curiosidades do mundo automotivo.