100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora
CNH: Quanto custa e quanto tempo para você ter
4 de agosto de 2022 Rafael Colombo

Sonho de muitos é item obrigatório para quem quer dirigir por aí a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, precisa de um bom investimento de tempo e principalmente dinheiro. E não adianta ter pressa, em alguns casos o processo todo pode levar até 12 meses. O processo é longo e cheio de etapas. Listamos a seguir quais são as exigências e etapas para conquistar a sua CNH!

Primeiro vamos a legislação, no Brasil a idade mínima para dirigir é de 18 anos e você precisa ser alfabetizado, sabendo ler e escrever, além de possuir os documentos de RG e CPF.

1 – Passo

- Fazer o registro da sua biometria no DETRAN da cidade ou órgão responsável. Em algumas cidades é o CIRETRAN.

2 – Exames

- Na sequência vem uma bateria de exames médicos e psicotécnicos. Com a biometria você fica autorizado a fazer os exames em clinicas autorizadas pelo DETRAM na cidade. A lista de clinicas costuma ficar disponível no site do DETRAM.

- Exame médico e aptidão física

Nesta etapa é avaliada as condições físicas do candidato, visão, pressão, coordenação motora, reflexo. Caso seja identificado um problema grave, o candidato pode ser reprovado ou poderá refazer o exame após algum tempo.

- Exame psicotécnico

Nesta etapa serão avaliados aspectos psicológicos e emocionais do candidato. Lembre-se, procure estar calmo e sereno para que a ansiedade e nervosismo não atrapalhe você nessa etapa.

- Necessidades especiais

Caso tenha alguma restrição motora, os exames também servem para validar a habilidade e consequentemente as adaptações no carro para o condutor.

3 – Curso Teórico

Nesta etapa, o candidato se inscreve em um curso para aprender sobre a dinâmica e leis do transito. São exigidos 45 horas aula nesse curso em um Centro de Formação de Condutores. Depois o candidato realiza um teste ou prova onde é exigido uma nota mínima para aprovação. Caso seja reprovado ele poderá agendar uma nova tentativa após 15 dias.

4 – Hora da Prática

Nesta etapa, o candidato precisa cumprir com pelo menos 25 horas aula de direção em um carro especial do centro de formação de condutores ou autoescola. Lembrando que desse total, 4 devem ocorrer obrigatoriamente no período da noite. O uso de simulador é permitido e não é obrigatório.

5 – Teste Prático ou Exame de Rua

Nesta etapa após o candidato cumprir a carga mínima de horas aulas, ele pode agendar a prova pratica de habilidade. Lembrando que passado a carga mínima de aulas o candidato pode decidir se está pronto ou não para fazer o exame. Não há limite máximo de aulas.

Agora vamos aos custos:

A CNH pode custar até R$ 3.000,00 reais dependendo do estado que você tirar a habilitação. Isso contando que você vai conseguir passar em todos os exames de primeira e dentro do prazo, com as aulas mínimas. Então se você está pensando em tirar carteira, prepare o bolso.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias