A escolha de 180 mil motoristas

Cotar Agora

O ano foi de altos e baixos para o setor automobilístico em geral. Com a pandemia da COVID-19, a falta de peças e a paralisação da produção provocou um cenário conturbado, o que ocasionou a redução de carros novos no mercado que viram os preços dispararem quase 26% ao longo do ano de 2021. Por outro lado, o mercado de usados viu uma valorização média de 31% nos preços dos carros. Confira algumas informações sobre o IPVA:

O que pode ser uma boa notícia para alguns ao ver o seu patrimônio valorizado, pode desfavorecer o “bolso” na hora de pagar o IPVA de 2022. A alíquota que serve de base para o cálculo do IPVA acompanha a valorização do bem e acaba sendo proporcional, ou seja, em alguns estados o aumento do IPVA pode chegar a 30%.

Os estados, como São Paulo, já se mobilizam para aprovar o pagamento do tributo em até 5 vezes, enquanto em Minas Gerais há uma proposta dos deputados de congelar a tarifa com o valor de 2021. Importante lembrar que quase todos os estados oferecem um desconto para o pagamento antecipado do imposto.

De olho no aperto financeiro que o IPVA pode provocar no orçamento, surgem propostas que permitem o parcelamento do IPVA em até 12 vezes. Mas antes de aceitar as condições, é importante fazer as contas dos juros e analisar as vantagens e desvantagens.

Para o pagamento a vista em São Paulo o desconto é de 3%. No Rio Grande do Sul o desconto é de até 10% para pagamentos realizados até dia 30 de dezembro e o estado oferece ainda a possibilidade do parcelamento em até 6 vezes. Ressaltamos também que em alguns estados existe uma isenção para o pagamento do IPVA, por isso é sempre importante procurar os canais oficiais de informação de cada estado, como o Detran e a Secretaria da Fazenda Estadual, pois se trata de um imposto de competência do estado, e verificar se cabe a isenção.

As alíquotas que calculam o valor do IPVA podem variar conforme o estado e modelo do veículo, e os valores são consultados nos sites do Detran de cada federação. Para facilitar, segue abaixo uma tabela com as alíquotas de cada estado e as datas de pagamento que já publicaram o cronograma.

Por outro lado, existe um alívio. Ainda não foi decidido sobre o pagamento do DPVAT, o seguro obrigatório para o ano de 2022. A possibilidade de isenção existe e pode contribuir com o orçamento dos contribuintes. O estudo em análise, prevê o uso do saldo disponível dos pagamentos anteriores realizados a Seguradora Líder que foi extinta.

TABELA DE ALÍQUOTAS DO IPVA 2022 – ESTADOS

Mas temos que lembrar que para cada tipo de veículo a porcentagem da alíquota cobrada pode mudar, como em SP, de acordo com a tabela abaixo:

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias