100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora

Você certamente já deve ter visto uma série de campanhas de conscientização sobre a segurança no trânsito. E neste mês, as ações retornam com esforços publicitários de órgãos do governo, além de entidades privadas e também do poder publico através das autoridades de trânsito.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

“Não foi por acaso que escolhemos o tema responsabilidade para ser o tema da campanha do nosso ano. Essa responsabilidade de todos é que vai nos fazer atingir os objetivos que foram estipulados. E se temos o desafio de reduzir para a próxima década 50% desse número de mortes, só vamos conseguir fazer isso se fizer diferente”, defendeu o secretário nacional de Transportes Terrestres.

O desafio é enorme, para se ter uma ideia em 2021 foram 11.647 vidas perdidas em acidentes no trânsito, isso dá uma média de 32 mortes por dia, com média de 72 acidentes por hora registrados oficialmente no Brasil e um total de 632.764 acidentes registrados em 2021. Entre 2011 e 2021, o Brasil reduziu em 30% o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. O número foi divulgado pelo secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, entrevistado do programa Brasil em Pauta.

Você sabia que também pode “salvar vidas”?

Esta é abordagem da “Campanha Maio Amarelo 2022”, que nesta edição visa destacar o poder de cada cidadão no cuidado com as pessoas no trânsito. Com o tema “Juntos Salvamos Vidas!”, os organizadores do movimento pretendem conscientizar motoristas e pedestres de que não colocar outras pessoas em risco é também uma maneira de salvar vidas evitando acidentes e lesões, nas estradas e ruas brasileiras.

Como nos anos anteriores a PROAUTO abraça a campanha. Afinal, Proteção e Cuidado estão sempre presentes na PROAUTO. Neste mês, nosso blog vai trazer curiosidades, dicas e iniciativas da indústria automobilística que visam salvar vidas! Você pode fazer parte dessa jornada, afinal um trânsito mais seguro é dever e direito de todos.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias