Proteja o seu carro, mês a mês!

Cotar Agora

O que você faria com R$ 18 milhões de reais? Que tal comprar uma Lamborghini? Isso mesmo a Lamborghini em comemoração aos 50 anos da marca lançou em 2014 o Veneno Roadster, é o Lamborghini mais caro do mundo com um preço de venda de 3,3 milhões de euros. E foram produzidas apenas 9 unidades, o que faz dele um veículo extremamente raro e exclusivo.

A Lamborghini é uma marca de carros italiana, curiosamente surgiu de uma rixa entre o Ferruccio Lamborghini e a Ferrari. Isso porque o Ferruccio era cliente da Ferrari e se queixou com Enzo sobre um defeito que ele considerava crônico do carro que ele comprou. Como resposta, Enzo “mandou” Ferruccio fazer melhor! Dito e feito, no dia 30 de outubro de 1963 foi inaugurada a Ferruccio Lamborghini Automobili e suas instalações foram erguidas em Sant´Agata Bolognese, cidade localizada a apenas 17 km de distância de Maranello, onde fica a sede da Ferrari. O touro, escolhido como símbolo da marca, é uma alusão ao signo de seu fundador.

De tratores a carros de luxo, hoje a Lamborghini é uma das marcas mais bem-sucedidas no mercado automobilístico de luxo. Desejado por muitos, mas ainda é para poucos. A marca figura entre o top dos carros mais caros do mundo, dos super esportivos aos carros de luxo.

O 350 GTV foi o primeiro Lamborghini

No mesmo ano a marca apresentou o protótipo do 350 GTV (Gran Turismo Veloce) no Salão de Turim e depois em Genebra, na Suíça. Em 1964, o modelo passou a ser feito em série até 1966. Com linhas assinadas pela Carrozzeria Touring (acima), teve 120 unidades, a maioria com motor 3.5 V12 de 320 cv.

Desse total, 23 receberam um novo V12 de 4 litros com a mesma potência, mas com torque mais alto. Apenas dois carros da série eram Spyder, nome da versão conversível.

Chrysler e Diablo

Em 1987, a Lamborghini foi comprada pela Chrysler. E, sob o comando da empresa norte-americana, lançou o Diablo, em 1990. O carro tinha desenho surpreendente e o emblemático sistema de portas que se abriam para cima. No fim dos anos 90 a Chrysler entrou em declínio. E, apesar do sucesso do Diablo, vendeu a Lamborghini a um grupo da Indonésia, que pouco tempo depois se viu em meio a uma grave crise financeira. Do sucesso ao fracasso, a Lamborghini reviveu com a ajuda da Audi que lançou o Murciélago.

Sob o comando da Audi, marca se reergueu. Todos os carros lançados desde então, como o Gallardo, o Aventador e o Huracán, fizeram grande sucesso de crítica e público e mantiveram a tradição do batismo com nome de touros.

Curiosidade:

O logotipo da Lamborghini nem sempre foi o touro dourado. Tudo começou com um triângulo com três setores dentro, cada um com uma letra que eram as iniciais do nome do fundador. Sendo o Cento é o nome da comunidade talento onde Ferruccio iniciou sua fábrica de tratores em 1948. O touro dourado foi introduzido como logomarca da empresa em 1963 e duas razões explicam o touro dourado: a primeira está ligada ao zodíaco, uma vez que o signo do fundador é Touro. A segunda está relacionada com a paixão do dono pelas touradas espanholas.

Mas e aí? Animou a colocar uma Lamborghini na garagem? Se você cogitou essa possibilidade prepare o bolso isso porque o seguro de uma Lamborghini está na casa de R$ 90 mil reais, isso para o modelo Urus 2018.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias