Quem compara, fecha com a PROAUTO

Cotar Agora

Para muitos o inverno é a melhor época do ano, já para outros o frio não agrada nem um pouco. Mas você já deve ter parado para pensar sobre como os carros se comportam em períodos frios, certo?!

Pois bem, nos anos 90 era comum que as pessoas acordassem cedo para ligar seus carros movidos a álcool para que os mesmos pudessem aquecer para serem usados. Hoje com a evolução tecnológica e a queda no uso do combustível nos carros que rodam no Brasil, essa prática cai em desuso. Mesmo assim alguns cuidados podem ser bem válidos nesse período de frio.

Existem também alguns perrengues de carros que são verdadeiras apostas tecnológicas e futuristas.  A Tesla por exemplo, já apresentou problemas na bomba de aquecimentos durante um forte inverno no início de 2021 nos EUA. Além disso, vídeos de pessoas com dificuldade para abrir a porta em função das maçanetas embutidas, circulam nas redes sociais. Isso por que os carros congelam por fora, e acredite, no manual do carro a orientação é para dar socos e quebrar a camada de gelo.

Na cidade mais fria do mundo, a Republica de Sakha, na Sibéria, os carros ficam ligados o tempo todo. Isso porque as temperaturas podem chegar a – 70º graus negativos, isso acaba resultando em uma camada de poluição sobre a cidade. Outra prática comum é as pessoas deixarem de usar os carros durante o inverno que pode durar até 7 meses.

No Brasil, as temperaturas podem não castigar tanto, e os carros da Tesla ainda não estão difundidos aqui no país. Mas separamos aqui alguns cuidados importantes para garantir o bom funcionamento do seu carro em períodos mais frios.

01 – Nada de esquentar o carro

Como dito anteriormente, a prática de esquentar o carro para poder usar, não justifica mais. A central eletrônica já detecta qual é a temperatura ambiente e a do motor, e o prepara para funcionar nestas condições, modificando a mistura de ar e combustível. Isso vale para carros abastecidos com álcool ou gasolina (ou a mistura dos dois), no frio ou no calor.

02- A bateria tem mais chance de arriar

Isso tem mais chances de acontecer porque deve ocorrer uma reação química dentro da bateria para que ela forneça energia. Com a temperatura mais baixa, é mais difícil que a reação se dê.

Além disso, o carro também tem mais dificuldade para funcionar no frio, o óleo lubrificante do motor se torna mais viscoso e demora a circular pelo sistema. Da mesma forma, o combustível custa a se vaporizar para fazer funcionar o motor, e tudo isso exige mais de uma bateria que já está tendo dificuldades.

03 - Cuide bem dos pneus

Estradas em condições de extremo frio podem apresentar mais frequentemente um cenário de chuva, neblina e até pequenas camadas de gelo – isso, claro, mais exclusivamente para a região sul do Brasil. Por isso a dica é: verifique a pressão de cada um de seus pneus – de acordo com a calibragem recomendada no manual do veículo. Com o pneu calibrado, seu veículo ganha força na estrada, melhorando a segurança e a economia. E se está na hora de trocar, procure um especialista em pneus e faça a melhor escolha.

04 – Fluido do Radiador

É preciso estar atento a colocação do líquido correto no carro no inverno. A mistura ideal é composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol. O líquido correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água, evitando que ela ferva ou congele. Nunca coloque água da torneira direto no sistema.

Dicas e cuidados no dia a dia do seu carro também são sinônimo de proteção. Lembre-se pequenos cuidados podem ajudar a manter o seu carro funcionando em perfeitas condições. Evitar acidentes e até mesmo salvar vidas.

Fique por dentro das novidades acompanhando o nosso Blog. Aqui na PROAUTO é assim, proteção e cuidado estão presentes o ano todo.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias