Um novo jeito de proteger seu carro

Cotar Agora
No dia 31 de janeiro desse ano, a Caixa lançou um aplicativo onde os segurados possam dar entrada para receber suas indenizações. As vítimas de acidentes de trânsito poderão reivindicar somente se o acontecimento foi por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas.  Tudo isso será possível sem sair de casa, usando o aplicativo, que além de poder pedir a indenização, irá permitir que envie documentos e o acompanhamento da solicitação.  

DPVAT

O DPVAT foi criado para indenizar as pessoas que se envolveram em um acidente de trânsito, sejam eles passageiros, motoristas ou pedestres, há mais de 50 anos. Embora esteja suspenso o seu pagamento em 2021, o seguro continua sendo exigido.  

Porque em 2021 não será cobrado?

O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), junto ao Ministério da Economia, aprovou que não haveria cobrança para o exercício de 2021. De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), a cobrança foi suspensa neste ano porque o DPVAT tem recursos em caixa suficientes para a operação. Os valores dos recursos pagos são de anos anteriores que não foram utilizados.  

Saiba quem tem direito de receber

Qualquer pessoa (motorista, passageiro ou pedestre) que foi vítima em acidente com veículos automotores, seja caminhão, carro, moto e ônibus. Serão pagas indenizações independentemente de toda a apuração de quem foi o culpado e reconhecimento do veículo.  

Os valores da indenização

Em caso de morte, serão 13.500 reais; Casos de invalidez permanente são pagos até 13.500 reais; Em valores gastos pela vítima em seu tratamento do acidente são pagos até 2.700 reais.  

Como pode ser solicitado?

A solicitação poderá ser feita até 3 anos a partir do diagnóstico, e são pagas de forma individual independente do número de vítimas do acidente.  

Fique atento

Com a mudança da organização responsável pelo recebimento do DPVAT, acidentes ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2021, a indenização poderá ser solicitada por meio das agências da Caixa, diante da apresentação de toda documentação requerida por lei. Os pagamentos terão responsabilidade da Caixa, e será feito após aprovação em até 30 dias, em uma Conta Poupança Social Digital da Caixa, podendo ser acessado pelo aplicativo Caixa Tem. Para aqueles que não têm conta desse tipo, será aberta de forma gratuita.  

Como solicitar pelo Aplicativo?

Pelo aplicativo DPVAT, o usuário conseguirá acessar e solicitar a sua indenização, para aqueles que ainda não possuir cadastro deve se cadastrar no login Caixa. Tendo já cadastro na Caixa, seja para FGTS, Caixa Tem ou Habilitação, não será preciso cadastrar novamente, o usuário usar a mesma senha já utilizada. Baixe no IOS - Clique aqui. Baixe no Android - Clique aqui.   O usuário procurará no aplicativo a opção “Quero solicitar minha indenização DPVAT”, assim solicitando deverá informar os dados do acidente, enviar a documentação e preencher os dados da vítima. Ainda será possível acompanhar se todo o processo foi aprovado, se ainda há documentação pendente e até se já foi liberado.  

Documentos exigidos

Para todos são necessárias cópias de documento de identificação da vítima, boletim de ocorrência do acidente e comprovante de residência. Mas fique atento, para cada tipo de indenização há uma documentação específica.  

A PROAUTO está atuando 100% online na pandemia!

Nossos canais de comunicação estão operando em formato totalmente digital para que você conte conosco sempre. Estamos prontos para atendê-lo! Veja as ações de conscientização e prevenção ao Coronavírus PROAUTO.
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias