100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora
Ferrari, a história da marca mais poderosa do Mundo
13 de junho de 2022 Rafael Colombo

A Itália é certamente berço do automobilismo e da indústria de automóveis. Os brasileiros são sem dúvida apaixonados por carros e as marcas italianas estão entres as queridinhas e admiradas por nós.

No Brasil, a Itália está mais do que presente, a fábrica da FIAT construída em Betim, Minas Gerais em 1976 produz veículos da maca italiana e cresceu muito ao longo dos anos. Hoje o grupo FIAT se chama Stellantis, que significa iluminar com estrelas. Hoje o grupo conta com 14 diferentes marcas e uma atuação global. Uma curiosidade é que a Ferrari, marca que pertencia ao grupo FIAT, hoje possui independência e é uma empresa que possui estratégias e posicionamentos próprios.

Falando ainda das marcas mais icônicas da Itália separamos 4 muito marcantes sendo elas a Ferrari, Masseratti, Lamborguini e Alfa Romeu. Curiosamente a Alfa Romeu e Masseratti pertencem ao grupo FIAT assim como a Ferrari também pertencia.

Ferrari

Talvez a marca mais famosa e admirada do mundo, reconhecida pela logo com o cavalo rampante e a cor vermelha. Objeto de desejo e admiração que atravessa gerações e países. A história de uma das principais marcas do mercado automotivo e automobilístico começou na cidade de Maranello, na Itália, fundada por Enzo Ferrari, há mais de 90 anos.

No começo, ficou conhecida como Scuderia Ferrari, pois a marca patrocinava pilotos e carros de corrida já fabricados. Demorou 17 anos para enfim a Ferrari lançar seu pioneiro 125S, com motor V12, em 1946.

Nascida para competir, a Ferrari conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1 já em 1951. E não demorou muito para que a Ferrari enfim se tornasse uma das maiores competidoras de todos os tempos. Em 1956, o lendário piloto argentino Juan Manuel Fangio ganhou o campeonato mundial a bordo de uma Ferrari.

O “cavalinho” da Ferrari, inicialmente, não era utilizado em carros, mas sim em um avião da Força Aérea italiana pilotado por Francesco Barraca. Segundo conta a história, Barraca pertencia a uma família rica que possuía um elevado número de cavalos. Em 1923, Enzo Ferrari se encontrou com a mãe do piloto, onde pediu que o símbolo fosse passado para sua marca, com o argumento que o cavalo rampante traria sorte. O logotipo foi mais tarde apresentado ao público italiano, em 1932.

O 250, que estreou em 1963, é um dos modelos mais valiosos da fabricante de Maranello. Ele é uma derivação do Ferrari 250 GT Boano-Ellena, que apareceu pela primeira vez em 1956, durante o Salão de Genebra, na Suíça. 

O Boano-Ellena possuía motor V12 2.9 litros de 240 cv de potência e se chamava  “Boano” por causa do fabricante de sua carroceria, dirigida por Felice Mario Boano, ex-colaborador da marca Ghia. O “Ellena” veio de Ezio Ellena, genro de Boano.

Um tribunal da cidade de Bologna, na Itália, determinou que uma Ferrari é obra de arte, e deve ser tratada como tal. Assim, o modelo não poderá ter réplicas, a não ser que sejam feitas pela própria marca.

A marca Ferrari já foi eleita a marca mais poderosa do mundo e também figura entre as mais valiosas também. Outro dado curioso é que é a marca de carro mais rentável do mundo, apesar dos altos valores de seus carros o lucro é disparado o maior do setor. E não basta ter dinheiro para comprar uma Ferrari, isso porque a marca possui uma série de restrições para seu público e costuma frequentemente punir compradores ou impedir que seus veículos sejam adquiridos por alguns. Há casos inclusive de banimentos se você promover a marca de forma indevida ou fazer alterações indevidas nos veículos da marca.

Algumas restrições para você comprar uma Ferrari:

  • Fidelidade: os clientes que comprarão os modelos mais caros e desejados da Ferrari são “pré escolhidos”, ou seja, precisam ser “merecedores” para ter o veículo milionário na garagem de casa. 
  • Comprometimento em não revender o veículo: os compradores não podem revender os seus veículos, o que inclui colocá-los à venda na internet ou em anúncios. Quem “enjoar” ou ficar insatisfeito com o carro, deve devolvê-lo à concessionária onde foi adquirido pela primeira vez. 
  • Não alterar o automóvel: os donos são proibidos de realizar alterações nos carros. Caso descumpra, esta pessoa será banida de comprar automóveis da Ferrari.
  • Acima do seletíssimo grupo de indivíduos que podem chamar uma Ferrari de sua, existem os membros do programa One Off da montadora Italiana. Nesse programa é permitido que você encomende uma Ferrai customizada e exclusiva como o modelo 458 MM Speciale.

Podíamos falar sobre a Ferrari por muito tempo. Isso porque ela é uma lenda e nem falamos da sua história na Formula 1. Isso porque a Ferrari desperta paixões e sentimentos. Fique atentos em nosso Blog falaremos também sobre outras marcas icônicas do mundo automotivo.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias