A proteção que você merece está aqui

Cotar Agora
Iracemápolis completa 130 anos de fundação e 68 anos de emancipação neste dia 3 de maio. O município conta com aproximadamente 25 mil habitantes, e encontra-se localizado na região próxima ao município de Limeira/SP. História A cidade foi constituída primeiramente pelo nome de Santa Cruz da Boa Vista, em 1891, e fundada pelo seu povoado, mas logo depois foi elevada a Distrito de Paz. O município do interior paulista mudou novamente de nome e até os dias de hoje é conhecida por Iracemápolis, fazendo uma homenagem ao Coronel José Levy, dono da Fazenda Iracema. Sua formação ocorreu ao redor da capela Santa Cruz da Boa Vista, e foi povoada principalmente por escravos libertos do Morro Azul, onde nasceu a vila que deu origem a Iracemápolis, nas terras doadas por José Levy. Muitos moradores batalharam pela emancipação da cidade, e um dos principais lutadores desse objetivo foi Paulo Simões, que na época era vereador de Limeira e encaminhou requerimento para a independência de Iracemápolis, sendo aceita e assim ocorrendo a emancipação da cidade em dezembro de 1953, com a Lei Nº 2456. Sua emancipação foi motivo de muita comemoração e de muito orgulho para todos aqueles que batalharam, ela foi oficializada em 1º de janeiro de 1954 e teve a data mudada para 3 de maio sendo o dia oficial do aniversário da cidade, escolhida por ser o dia de Santa Cruz, uma forma de homenagear já que é ligado ao nome do distrito antigamente.

Curiosidades

“Lábios de mel”

A cidade possui uma curiosidade interessante, é conhecida como a “cidade lábios de mel”, mas o porque deste termo? O significado vem de cada parte do nome da cidade, “Iracema” vem da língua indígena e quer dizer lábios de mel, já o termo “Polis” significa cidade, e é de origem grega. Sendo assim, a cidade recebeu esse carinhoso apelido, e assim é conhecida até os dias atuais.

Fábrica da Mercedes-Benz

A cidade tinha estabelecida a fábrica da Mercedes-Benz,  até o fim do ano passado (2020) quando foi encerrada as atividades. A montadora de veículos alemães atuava desde 2016, quando foi inaugurada sua sede na cidade.  PROAUTO Iracemápolis/SP A PROAUTO tem grande atuação na cidade de  Iracemápolis. Prestamos atendimentos e serviços de excelência e qualidade aos nossos associados. Por isso, parabéns,  Iracemápolis, pelos seus 130 anos! Somos muito gratos pela parceria, por nos acolher de braços abertos, e por fazerem parte da FAMÍLIA PROAUTO!
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias