Você já parou para pensar na complexidade de criação de um carro do momento da sua concepção até o momento em que ele chega na concessionária e é disponibilizado para venda?!
Claro que a gente adora quando surge aquele carro com um design surpreendente e inovador. Das linhas ou curvas, a pequenos detalhes no painel. Absolutamente tudo é pensando na hora de criar um carro. Mas você sabia que tem itens que já foram comuns e davam charme para carros que foram abandonados por questão de segurança?
É indiscutível que os carros evoluíram muito, principalmente no que diz respeito a segurança deles e do seu condutor. De testes obrigatórios, agências reguladoras, pesquisa e desenvolvimento, até mesmo de leis criadas exclusivamente com a finalidade de tornar o carro mais seguro. Marcas de renome como a Volvo, possuem compromissos públicos por exemplo, de nenhum condutor morrer dentro de um veiculo volvo ao se envolver em acidente.
Listamos agora alguns dos itens que já foram sucesso e sumiram por motivos de segurança.
01 – Quebra-vento
Esse item dava charme aos carros e ajudava a deixar o carro mais fresco, mas ele podia se transformar em uma arma assassina em caso de colisão. Podia se soltar virar uma espécie de faca e cortar o motorista e passageiro. Outro motivo também tem a ver com a aerodinâmica dos carros, que evolui muito.
02 – Enfeites de Capô
Famoso em veículos de luxo, os escudos ou mini estatutos no fim do capo de carros de luxo era símbolo de orgulho e ostentação. Mas em caso de acidentes com pedestres ou atropelamentos, o mesmo item promovia mais ferimentos ou agravava o que podia ser um acidente leve.
03 – Tecidos Naturais no Interior do carro
Imagina ter seu banco revestido por tecidos luxuosos, da seda e casimira por exemplo, isso já foi comum nos veículos de luxo até meados do século passado. O problema é que os tecidos naturais são mais inflamáveis e em caso de acidentes ou descuidos pegavam fogo mais rápido.
04 – Engate traseiro
Mania no Brasil o engate traseiro não chegou a ser banido, mas a sua instalação não é recomendada por muitas fabricantes, isso porque nem todos os chassis estão preparados para receber o item. Muitos instalavam o acessório por acreditar que os mesmos conferiam uma segurança maior em caso de colisões, mal sabem que eles podiam comprometer a estrutura do carro.
Curiosidade: Foi um engenheiro da Volvo o responsável pela criação do cinto de segurança de 3 pontos. E a marca por acreditar que a solução podia salvar vidas de verdade, cedeu a patente de forma gratuita para toda indústria automobilística.
Na PROAUTO é assim, dicas, curiosidades e claro muita proteção! Acompanhe nosso blog e fique por dentro.