Receba a indenização em até 32 dias

Cotar Agora
A data,  31 de maio, marca a comemoração de 171 anos de Juiz de Fora, uma cidade do interior de Minas Gerais que possui aproximadamente 574 mil habitantes, localizada na Zona da Mata do estado mineiro.

História

Assim como a maioria das cidades de Minas Gerais, sua história começa no século XVIII com o crescimento da mineração de ouro. O desenvolvimento da região era difícil pelo fato do deslocamento das pessoas, que não tinham transportes, e também pelo restrito comércio colonial. Para ajudar no acesso à outras cidades, foi criada a estrada Caminho Novo, que passava pela Zona da Mata Mineira e facilitava a extração do ouro ligando a região de Minas ao Rio de Janeiro. A Coroa Portuguesa, desta forma, evitava que fossem roubados os ouros e transportados para outros lugares em outros trajetos. Em função de hospedarias e armazéns, surgiram povoados ao longo do caminho, como o Santo Antônio do Paraibuna, que se desmembrou de Barbacena em 31 de maio de 1850, elevando a Cidade do Paraibuna. Logo após isso, deu origem a Juiz de Fora.

Nome Juiz de Fora

Curiosidade e muitas dúvidas, assim é a história que trouxe esse nome para a cidade. Juiz de Fora era um magistrado do tempo colonial, onde foi nomeado pela Coroa Portuguesa, para que o juiz de direito atuasse onde não havia juiz. Alguns anos depois, após pesquisas e estudos feitos foi constatado que o nome se referia por causa que um juiz de fora que passou pela região e se hospedou numa fazenda que mais tarde viria a surgir o povoado de Santo Antônio do Paraibuna. Sendo assim, a cidade ficou oficialmente conhecida como Juiz de Fora, e até os dias atuais ainda é polêmica a história de seu nome.

Pontos Turísticos

Museu Mariano Procópio

Fundado em 1915, o museu é um dos grandes pontos históricos da cidade, sendo o primeiro museu que surgiu no Estado de Minas Gerais, e abriga um dos principais acervos do país com aproximadamente 50 mil peças em exposição ao público. Além disso, conta com um acervo natural de grande importância ecológica. Seu nome é em homenagem ao engenheiro Mariano Procópio que foi o grande responsável pela Estrada União e Indústria, que uniu a cidade de Juiz de Fora e Petrópolis, estrada pela qual seria inaugurada por Dom Pedro II, que foi abrigado na Villa Ferreira Lage, construída pelo engenheiro, que hoje é onde se encontra o museu.

Cine-Theatro Central

Foi fundado em 1929, em projeto realizado pelo arquiteto Raphael Arcuri sendo uma das primeiras obras com grande referência à influência do art déco, mantendo-se fiel à tradição muralista italiana com temas clássicos.

Curiosidade

Manchester mineira

Juiz de Fora foi formada por distritos de Rosário de Minas, Torreões e Sarandira, subdivididos ainda em 111 bairros e ficou conhecida como a Manchester mineira, com grande destaque em vários segmentos e que na época com seu pioneirismo na industrialização, fazia a cidade como a mais importante do estado mineiro. Foi na cidade que foi construída a primeira usina hidroelétrica da América do Sul, e também o grande avanço da tecnologia. Para quem não conhece, Manchester é uma cidade da Inglaterra onde é muito forte a presença da industrialização, desta forma veio a comparação para Juiz de Fora.

A PROAUTO também atua em JF

A PROAUTO tem consultores na região para oferecer a melhor proteção contra roubo e furto aos Juiz Forenses. Clique aqui e faça agora uma cotação. Se preferir entre em contato pelo WahtsApp: (32) 98411-1440.
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias