100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora

História

Sua formação administrativa começou em 1934 no dia 18 de novembro com a criação do distrito de Mauá, que pertence a São Bernardo. Em virtude de sua emancipação, o distrito foi transferido para Santo André, no ABC paulista no dia 30 de novembro de 1938. Passaram-se anos, e até que finalmente em 1953 por meio de um decreto estadual nº 2.456, no dia 30 de dezembro, a cidade teve a sua emancipação e no ano seguinte, em 1954 ocorreu a sua primeira eleição de prefeito e vereadores sendo empossados no dia 1º de janeiro quando foi oficialmente instalado o município de Mauá.

Mas porque o aniversário de Mauá é considerado dia 1 de janeiro de 1954, porém comemorado no dia 8 de dezembro?

Os vereadores decidiram em votação na Câmara Municipal, que a data oficial de comemoração seria no dia 8 de dezembro, em função do dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, padroeira da cidade, e dia da Justiça.

Cultura e Pontos Turísticos

A cultura de Mauá acontece através de diversos eventos, que são promovidos em lugares bastante conhecidos e mais frequentados.

Museu do Barão de Mauá

Reúne em seu acervo documentos, objetos, fotografias, e todo tipo de material da época passada da cidade, que conta a história do ABC Paulista.

Teatro Municipal Anselmo Haraldt Walendy

Ele é referência na região do ABC Paulista onde acontecem vários espetáculos e também exposições com obras de grandes nomes de artistas brasileiros da dramaturgia. No teatro, há um espaço especifico para receber as obras dos artistas de dentro da cidade.

O Parque Ecológico Guapituba

Conhecido originalmente como Parque Ecológico Alfredo Klinker Junior, foi inaugurado em 1996, que vinha no começo com uma gestão clara e aberta sendo bastante receptivo, onde possui várias atrações, até que em 1998 com a mudança de gestão o parque acabou sendo abandonado. Durante seis anos, foi palco de abandono total e perca do brilho que ali existia, até que em 2003 com o apoio da Petrobras houve reforma total de toda sua infraestrutura, e ampliação da área de lazer e segurança.

Curiosidades

Considerada “Capital da Louça ou da Cerâmica” no passado, que teve fábricas conhecidas como a Porcelana Schmidt (que ainda se estabelece em Mauá), que foi a grande atividade para desenvolvimento da cidade.

Mauá está entre as 50 cidades mais populosas de todo o Brasil.

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, deu origem ao nome da cidade, ele adquiriu uma fazenda na cidade para acompanhar o processo de construção da ferrovia que atravessaria a Serra do Mar.

Você sabia que uma de nossas REGIONAIS PROAUTO se estabelece em Mauá?

A PROAUTO Mauá iniciou suas atividades há 4 anos, na Avenida Itapark e, desde então, já atendeu mais de 1300 mauaenses. Em abril de 2019, devido a necessidade de expandir e oferecer ainda mais conforto e comodidade aos associados, a regional estabeleceu novo ponto na Avenida Antônia Rosa Fioravanti, onde permanece até hoje, honrando os valores PROAUTO com compromisso e qualidade.

A nossa regional em Mauá fica na Avenida Antônia Rosa Fioravanti, nº1020, no centro da cidade.

Você pode agendar uma visitinha por meio dos contatos:
Telefone: (11) 99994-7757
WhatsApp: (11) 2777-8355

https://www.proauto.org.br/maua

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias