100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora
Novembro Azul: Um alerta para os cuidados com a saúde do homem
4 de novembro de 2020 PROAUTO

Como surgiu o Novembro Azul

O movimento Novembro Azul (Movember) surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, quando dois amigos inspirados pela campanha de combate ao câncer de mama, tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre o câncer de próstata em homens. O grande desafio consistia em fazer com que os homens deixassem o bigode crescer pelos 30 dias de novembro, reforçando a importância de discutir, disseminar informações sobre a doença, bem como diminuir os preconceitos em relação ao exame preventivo de toque retal.

Não é só sobre câncer de próstata

No Brasil, a campanha do Novembro Azul vem alertar também sobre questões ignoradas acerca dos cuidados com a saúde masculina. O objetivo é convidar os homens a assumirem o protagonismo da sua saúde, cuidando dela de maneira integral, adotando hábitos mais saudáveis e realizando exames preventivos necessários para detectar, não apenas o câncer de próstata, mas outras doenças, como:
  • Doenças hepáticas e cardiovasculares;
  • O câncer de testículo, de pele e de pulmão;
  • ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis);
  • Disfunção Sexual Erétil;
  • Alterações Penianas e Escrotais.

A próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela apresenta o tamanho de uma castanha e está localizada logo abaixo da bexiga. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozoides. Essa secreção possui enzimas anticoagulantes e também nutrientes para os gametas masculinos.  A próstata pode sofrer um aumento benigno à medida que o homem envelhece. Esse aumento é observado em quase todos os homens com mais de 70 anos e pode causar uma obstrução na uretra, impedindo a passagem adequada de urina. Além disso, a próstata é também um local em que frequentemente observa-se o desenvolvimento de câncer, sendo essa doença comum em homens com mais de 65 anos.

Fatores de risco do câncer de próstata

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • Cor da pele: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • Obesidade e hábitos alimentares;
  • Consumo excessivo de álcool e tabagismo.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

PREVINA-SE!

Apesar de ter origem desconhecida, o câncer de próstata pode ser prevenido através de algumas atitudes do homem. Uma dieta mais balanceada, com pouca gordura e rica em frutas e legumes é um dos primeiros passos – tanto para evitar o câncer prostático quanto outras doenças. A atividade física também é capaz de deixar os níveis de PSA mais baixos, evitando o surgimento da doença. Os exercícios físicos e a alimentação correta também ajudam a manter o peso mais saudável, evitando que diversas doenças possam aparecer, entre elas, o câncer de próstata.   E como o lema da PROAUTO é PREVENÇÃO, nós também abraçamos essa causa!  
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias