Selo de ótimo no Reclame Aqui!

Cotar Agora

Do trabalho à vida escolar, como será essa nova realidade

Esse novo normal ainda assusta muitas pessoas, mas aos poucos estamos retomando a vida. Em alguns países onde a crise do Coronavírus começou a passar, antigos comportamentos foram substituídos por hábitos de higiene mais reforçados, mudanças na forma de trabalho e até no modo como as crianças vão para a escola. A palavra chave agora é evitar novas contaminações.
Na China e em alguns países europeus, além das escolas e serviços não essenciais estão funcionando já há algum tempo, só que o uso de máscaras e álcool gel são obrigatórios. E no caso das escolas, as salas de aula são desinfetadas várias vezes ao dia para garantir que não haja novas contaminações.
O Brasil passou por muitas mudanças durante a pandemia, teve que se adaptar à uma nova cultura, a do home office, e que deve continuar mesmo quando as políticas de isolamento acabarem. Os números mostram que essa nova realidade veio para ficar, segundo um estudo de Tendências de Marketing e Tecnologia 2020, o trabalho remoto pode crescer 30% depois da pandemia do Covid-19 no país. Mas, fique tranquilo! Quem não puder trabalhar de casa, adaptações nos escritórios devem acontecer, visando manter a distância segura para os trabalhadores, além de escalas de horários diferenciados.
De olho nas novas tendências a PROAUTO, separou algumas situações que devem continuar mesmo depois da pandemia:

O hábito de cumprimentar pelo contato físico

Vamos ter que abandonar o hábito dos dois ou três beijinhos no rosto e o abraço que os brasileiros tem o costume ao cumprimentar conhecidos, e aderir de vez, ao uso de máscara. Esse último tem sido um desafio para muitos entre os novos hábitos. Novas formas de cumprimentar surgiram nos últimos tempos, quem sabe o toque de cotovelos não se normalize por aqui, não é mesmo?

Etiqueta dos bares e restaurantes

O distanciamento entre as pessoas deverá virar regra. Bares e restaurantes precisarão se adaptar e criar novas dinâmicas para receber os clientes. Nada de aglomeração e mesas muito próximas umas das outras. Especialistas em saúde chamam atenção para a questão dos banheiros, será preciso criar novas formas de abrir e fechar as portas para evitar contaminação das mãos.

Uso obrigatório de máscaras

Esse hábito será o mais desafiador do século. Usar a máscaras em 90% do tempo será necessário para se proteger do Cornonavírus e de outras doenças. Esse novo normal com certeza exigirá um pouco mais de habilidade de nossa parte, fora que compromete bastante a comunicação visual. Advogados e juízes em julgamentos, atores e atrizes no teatro e na TV, terão que se adaptar as novas condições.

Home office

Desde o início da pandemia, diversas categorias profissionais passaram a exercer suas atividades de casa. O home office passou a ser uma saída para que muitos negócios pudessem continuar funcionando. É possível que essas tendências continue mesmo com o fim da pandemia.
Embora tenhamos apresentado algumas situações baseadas em observações de especialistas em saúde, vale destacar que são especulações. Mas, que acreditamos que a possibilidade dessas mudanças sejam real.
Voltar a ser o que era antes será difícil e adotar essas rotinas principalmente de higiene, contribuirão bastante para controlar qualquer tipo de doença.
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias