Receba a indenização em até 32 dias

Cotar Agora

O futuro é hoje! Certamente quando vemos os filmes antigos imaginávamos que a essa altura já teríamos veículos voadores e altamente tecnológicos. Carros autônomos totalmente sem motoristas e muito mais. Mas nem tudo se tornou realidade né!

Algumas novidades já são realidade, como veículos autônomos e veículos elétricos. Carros voadores já estão em teste, mas por hora estão mais para helicópteros do que carro. Mesmo assim já temos muitas novidades e evoluções e algumas estão mais perto do que você imagina.

Listamos a seguir algumas novidades que muito em breve já estarão nos carros em circulação.

Pintura resistente a riscos;

Pesquisadores do Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI de Belo Horizonte em Minas Gerais, estão desenvolvendo uma tinta automotiva resistente a qualquer agente que possa danificar a superfície pintada com essa tinta especial.

Outra vantagem da tinta é o isolamento térmico e acústico que ela pode oferecer, protegendo o carro de raios ultravioletas, maresia e outros fatores.

Por hora, a novidade ainda está em estudo, mas em breve deve estar disponível para indústria automotiva.

Super computador sobre rodas;

Carros cada vez mais conectados e poderosos e claro inteligentes, a medida que empresas de tecnologia avançam sobre a indústria automotiva essa realidade fica mais próxima.

No Salão de Xangai em 2021, na China foi apresentado o ZF ProAi, considerado o mais flexível, escalável e poderoso supercomputador de grau automotivo do mercado.  Este produto apresenta-se em quatro versões variando conforme sua capacidade de processamento e facilmente escalável entre 20 e 1000 TOPS, o que significa dizer que pode ir de 20 trilhões de operações por segundo a 1 quadrilhão de operações por segundo. Outra importante característica do ProAI é a flexibilidade, uma vez que possui interfaces standard, suporta os microprocessadores dos maiores fabricantes do mercado e tem capacidade de inteligência artificial.

Estamos cada vez mais próximos de sermos apenas passageiros em nossos carros.

Biometria

A Biometria já é uma realidade em nossas vidas, presente em nossos smartphones, senhas de bancos e acessos. E agora a indústria automotiva se prepara para embarcar nessa onda também.

Na CES 2022, que é a maior feira de tecnologia e eletrônicos do mundo a Mercedes-Benz apresentou detalhes dos recursos de infoentretenimento do protótipo Vision EQXX.  Uma inteligência artificial com base em detecção biométrica seria instalada nos carros que são compartilhados entre familiares ou amigos e até de assinatura de carros e locadoras, por exemplo, ao identificar a biometria, o sistema ajustará a posição programada de bancos, espelhos e temperatura. Indo até mais longe, a biometria poderá monitorar os condutores com batimentos cardíacos, por exemplo, identificando um possível mal súbito e chamando uma ambulância até o local.

Detecção de buracos;

A Jaguar Land Rover anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia para detecção de um dos maiores vilões dos donos de carro: os buracos nas ruas.

Batizado de ‘Pothole Alert’ (Alerta de Buraco, em inglês), o projeto de pesquisa prevê o desenvolvimento de um equipamento para identificar os obstáculos e ajustar o sistema de suspensão para minimizar possíveis danos e tornar a condução mais agradável.

O protótipo de testes, um Range Rover Evoque, atualmente faz o registro dos obstáculos por meio da variação do curso da suspensão ao passar sobre os obstáculos. Mas o objetivo do fabricante é desenvolver um equipamento que seja capaz de escanear a pista, antecipando as reações do veículo.

Outras empresas como Tesla, Google e empresas coreanas também já trabalham com soluções semelhantes. Em breve deve se tornar uma tecnologia mais acessível e presente nos nossos carros.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias