Não corra risco e garanta sua proteção

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Trocar o pneu de um carro pode parecer um processo complicado e difícil para muitas pessoas, mas com as ferramentas certas e alguns pequenos macetes, a troca fica muito mais simples e menos demorada. A questão de como trocar um pneu é um problema que nenhum motorista quer passar, afinal, imagine o transtorno de identificar um pneu murcho durante uma viagem, na estrada e à noite? Quem não sabe como trocar pneu pode ter um grande problema pela frente.   Veja o passo a passo abaixo, e descomplique a ideia de que trocar pneu é algo complexo e somente com força física pode ser resolvido.   Posição do carro Pare em lugar plano e seguro. Se possível, leve o veículo para um posto de gasolina ou para um lugar livre de ameaças externas. O piso em que o carro estiver parado precisa ser sólido e regular, sem interferências que possam fazer o veículo derrapar ou deslizar. Caso esteja em uma estrada ou rodovia, afaste-se do trânsito pesado, ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo de sinalização na via. Esses procedimentos são essenciais para que não ocorram problemas maiores.   Atenção aos detalhes Antes de começar a trocar o pneu, lembre-se de puxar o freio de mão. Caso o veículo tenha câmbio manual, coloque em primeira marcha ou marcha ré. Se for câmbio automático, deixe-o na letra P, “Parking”, juntamente com o freio de mão acionado.   Apoio aos pneus Para evitar que o veículo deslize no momento da troca dos pneus, a dica é colocar apoios com objetos pesados nas rodas, como tijolos, pedras, entre outros. Esse apoio é importante, inclusive na roda que será trocada para garantir a segurança também de quem está trocando o pneu.   Faça a troca do pneu Retire todos os acessórios necessários para a substituição do pneu: macaco, chave de roda, chave-segredo, entre outros. É importante deixar a roda deitada (estepe), para evitar o risco de que ela role na direção da via. Com o veículo ainda no chão, solte os parafusos da roda que vai ser substituída. Não os desprenda totalmente, apenas deixe-os frouxos para continuar o processo posteriormente. O próprio peso do veículo ajudará a fazer com que a roda não gire. Coloque o macaco na posição indicada na soleira do veículo e comece a içar o automóvel. Quando notar que o veículo está firme, observe se o macaco está perpendicular ao chão, ou seja, se ele apresenta um ângulo reto em relação ao cruzamento. Depois disso, comece a tirar a calota e os parafusos da roda. Deixar o pneu em contato com o chão e não suspenso, facilita a retirada da calota, uma vez que os parafusos serão girados e não a roda. Feito isso, acione o macaco para levantar o pneu um pouco mais e deixar o carro suspenso. Para a troca do pneu é preciso de bastante espaço, o carro precisa ficar a uma distância do solo que permita a retirada do pneu murcho e o encaixe do estepe. Depois de colocar o estepe no eixo corretamente e encaixar os parafusos comece a apertá-los com a mão até onde puder, para depois fazer a força necessária com a chave de roda para deixá-los bem presos. Com a garantia de que os pneus estão bem firmes, comece abaixar o carro e não permita que o peso fique apoiado no novo pneu. Continue descendo o carro e retire o macaco. Guarde as ferramentas usadas juntamente com o pneu furado. Ah, e não esqueça de guardar o triângulo de sinalização. Com essas dicas, agora ficou fácil trocar um pneu com sucesso, não é verdade? Vale destacar, que é muito importante manter as manutenções do veículo em dia e não esqueça de checar a calibragem dos pneus semanalmente, inclusive do estepe.
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