Receba a indenização em até 32 dias

Cotar Agora

Você sabia que o corpo e a mente funcionam em sintonia? Por isso, ambos devem ser olhados com bastante atenção. Confira!

Outubro Rosa é um movimento mundial que destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio de campanhas de conscientização, e visa estimular a participação da população e entidades na luta contra a doença. A identificação de um câncer pode causar inúmeros efeitos físicos, isso é um fato, mas o receio do diagnóstico pode ser impactante para a saúde mental, portanto, quando se trata da doença, não dá para separar uma coisa da outra: a preocupação com o corpo e mente devem andar juntas.

Saúde é algo para se pensar

Segundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria (SBP), 50% das mulheres desenvolvem ansiedade ou depressão ao receber o diagnóstico de câncer de mama. A situação se agravou ainda mais com a pandemia que, além de ter deixado todos mais ansiosos, fez com que cerca de 43% das pessoas reduzissem suas consultas médicas e 58% decidissem adiar seus exames.

Estima-se que, em 2021, 66 mil novos casos de câncer de mama serão confirmados, o que corresponde a uma incidência de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. Vale lembrar que o compromisso com o seu corpo e mente, através de ações de prevenção e acompanhamento periódico, é o que torna possível o diagnóstico precoce, fazendo com que as chances de cura cheguem a até 95%.

Tudo isso em um contexto que afetou a saúde mental de 57% dos brasileiros.

Prevenir mudar para melhor a sua vida

Prevenir doenças significa alimentar-se de forma saudável, praticar exercícios físicos, manter suas consultas e exames em dia, estar atento aos sinais do corpo, cuidar da saúde mental, ter boas noites de sono e fazer do seu bem-estar uma prioridade sempre.

Não se deve ter medo de um diagnóstico precoce de doenças. No caso do câncer de mama, isso pode fazer toda diferença. E com a saúde da mente não é diferente uma vez que é fundamental, quando sabendo que precisamos de ajuda, buscar apoio psicológico. Por isso, previna-se!

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias