Assistência 24 horas em todo Brasil

Cotar Agora
Perdeu ou teve o documento furtado junto com o veículo? Saiba o que fazer
5 de agosto de 2020 PROAUTO
Todos os dias, temos notícias sobre furto e roubo de veículos. E se o seu Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) estivesse dentro carro que foi levado. Você saberia como agir?
Veja alguns passos importantes:
Faça um B.O.
A primeira coisa a fazer assim que ocorrer o furto ou roubo do seu carro é ligar para a polícia e informar o fato e, em seguida, fazer um boletim de ocorrência (B.O.) na Delegacia mais próxima ou pelo sistema on-line da polícia civil. Registrar a ocorrência facilita as buscas ao veículo, para isso é imprescindível informar todos os pertences e documentos que estavam dentro do carro e destacar cor do veículo, modelo, placa, horário e local que aconteceu o furto ou roubo. Vale lembrar que se tiver testemunha ajuda a ter mais informações.
Acione sua associação ou seguradora
Caso você seja associado ou segurado, é importante o mais rápido possível acionar o seu plano para que você seja indenizado. Será preciso comprovar que o carro foi roubado para ter acesso ao serviço contratado. O B.O. servirá como prova e único documento que comprova o ocorrido.
Segunda via do CRV e CRLV
Para tirar a segunda via desses documentos é preciso solicitar ao DETRAN. O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é fundamental para acionar o benefício contratado pelo associado ou segurado no caso de furto e roubo, e sem ele, você não consegue vender o veículo. Para tirar a segunda via do documento tem um custo de R$ 181,87. Já o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) para tirar a segunda via tem um custo de R$ 29,69. Lembrando que se você for parado em uma blitz e estiver sem esse documento poderá ter o veículo apreendido.
Informe a situação ao DETRAN
Feito o B.O., é importante informar ao DETRAN que você não está com o veículo. Assim ficará registrado que qualquer situação em que o carro seja envolvido não será de sua responsabilidade.
Recuperação do veículo
Se o carro for localizado, apresentando a documentação necessária para fins de comprovação de propriedade você poderá reaver o veículo. Caso já tenha sido indenizado pela associação ou seguradora, o veículo encontrado ficará sob posse da empresa.
Evite deixar documentos no carro
A dica é não deixar documentos como o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) dentro do carro. Leve esses documentos na carteira ou na bolsa, nunca deixe no porta-luvas, pois se o veículo for furtado ou roubado há risco de transferirem a propriedade do carro. Outra dica importante é tirar cópias dos documentos ou ter arquivos digitais.
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias