Curiosidades
Dicas
Na Mídia
Notícias
254 anos de Piracicaba/SP: Conheça a história do município
Por PROAUTO

História
Oficialmente, o povoado de Piracicaba, termo da Vila de Itu, foi fundado em 1º de agosto de 1767, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1774, a povoação constituiu-se em Freguesia, com uma população estimada em 230 habitantes. Em 1766, o Capitão-General de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, encarregou o Capitão Antônio Corrêa Barbosa de fundar uma povoação na foz do rio Piracicaba. Este, no entanto, optou pelo local habitado pelos índios Paiaguás, onde já se haviam fixado alguns posseiros, a 90 quilômetros da foz, entendendo ser o lugar mais apropriado da região. A povoação seria ponto de apoio às embarcações que desciam o rio Tietê, oferecendo retaguarda ao abastecimento do forte de Iguatemi, fronteiriço do território do Paraguai.
Cidade pioneira na Industrialização
Ao final do ciclo do café, Piracicaba foi uma das primeiras cidades a desenvolver a sua industrialização o Brasil, principalmente com equipamentos para produção da cana de açúcar. Nesse contexto, Piracicaba chegou ao 52º maior PIB do país e o 14° maior do estado de São Paulo em 2012.
Curiosidades

- Piracicaba é responsável por cerca de 65% da produção de equipamentos consumidos pelo setor sucroalcooleiro nacional (produção de etanol, álcool e biodiesel), o que beneficia tanto os trabalhadores rurais quanto as instituições de pesquisa e biotecnologia
- O município de Piracicaba conta com três cemitérios. Um deles, o Cemitério da Saudade foi construído em 1849, sendo a necrópole mais tradicional do município, onde estão enterrados cidadãos ilustres da cidade.
- A cidade sedia o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um festival de humor gráfico realizado anualmente desde 1974. A competição é dividida em quatro categorias de humor: cartum, charge, tiras e caricaturas.