Não corra risco e garanta sua proteção

Cotar Agora
O novo sistema de placas Mercosul já foram implantadas na Argentina e no Uruguai e está em andamento no Brasil. Os próximos países a adotá-las serão o Paraguai e a Venezuela. A nova placa segue o mesmo padrão em todos os países que pertencem ao bloco: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela (países membros), Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname (países associados).   Mas, nem todos os carros precisam adotar as novas placas. Existem quatro situações em que elas são obrigatórias:   • No primeiro emplacamento; • Na transferência de município (apenas uma vez); • Na troca de categoria do veículo; • Placa antiga ilegível ou danificada.   De qualquer forma, quem quiser fazer a troca de forma espontânea também pode, desde que as placas já estejam disponíveis em seu Estado.

Diferença entre as placas A principal diferença em relação às placas antigas é a inversão da quantidade de letras e números. Nas novas são quatro letras e três números, nas antigas eram três letras e quatro números. Portanto, com 26 opções de letras em quatro configurações o número de combinações sobe para 450 milhões. O tamanho das novas placas é o mesmo das antigas, tanto para automóveis quanto para motocicletas.   As novas placas têm três letras seguidas, um número, uma letra e depois mais dois números. Exemplo: AAA 1A11. Ao contrário das placas antigas que tinha várias cores, o fundo das placas agora é sempre branco, o que muda é a cor das letras e números com o seguinte critério:   Preto: Carros particulares; Vermelho: Táxis, veículos comerciais e de autoescola; Azul: Carros oficiais; Verde: Carros de teste; Dourado: Carros diplomáticos; Prateado: Modelos de coleção.

Substituição da placa A substituição da placa cinza pela nova placa do Mercosul não é obrigatória. Mas, quem quiser substituir, o segundo algarismo será trocado por uma letra. Exemplo: AAA 1111 passará a ser AAA 1B11. Outro exemplo: XYZ 1234 passará a ser XYZ 1C34. Isso porque a cada segundo número da placa antiga corresponderá uma letra:   0 = A 1 = B 2 = C 3 = D 4 = E 5 = F 6 = G 7 = H 8 = I 9 = J  

Não perca tempo!

Verifique se o seu veículo está entre os que precisam mudar para a placa Mercosul. Trafegar com veículo sem placa ou fora dos padrões estabelecidos pelo Detran, constitui infração gravíssima. Portanto, entre imediatamente com o processo de regularização.   A PROAUTO lembra que, além de pensar na segurança dentro do carro, também é preciso assegurar que as normas e responsabilidades sejam cumpridas.
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias