100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora
Os dados do Relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e revelam que de janeiro a abril de 2020 houveram mais de 19 mil ocorrências em rodovias. Dentre os motivos, a falta de manutenção no carro está em quinto lugar. Por isso, a PROAUTO está lançando o MAIO AMARELO 2021 - Revisão em dia, proteção garantida, a fim de conscientizar seus associados sobre a importância de manter a revisão do seu veículo em dia, garantindo a sua segurança, proteção e um trânsito livre de acidentes.  A manutenção preventiva contribui para minimizar a chance de falhas e quebra de peças, prevenindo contra possíveis problemas que podem vir a ocorrer nos veículos em função do uso. Estar atento à manutenção do seu veículo interfere diretamente no bolso do condutor, já que busca-se antecipar problemas ao invés de corrigi-los, e oferece melhor desempenho no consumo de combustível do carro. Os benefícios de manter a revisão em dia são inúmeros, mas o maior deles, sem dúvida, diz respeito à preservação da sua segurança e da sua família. 

O que deve ser observado na manutenção periódica do veículo?

1 - Luzes dos veículos

Sempre verifique as luzes do farol, ré, seta e lanterna. São elas que direcionam os demais motoristas no trânsito. 2 - Amortecedores Confira a validade dos amortecedores e inspecione possível caso de vazamento de óleo. Amortecedores com problema podem causar descontrole no veículo, e dificulta a frenagem.

3 - Direção

Faça o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros e garanta o balanceamento das rodas para ter controle maior do veículo, além de uma melhor dirigibilidade.

4 - Regulagem de freios

Troque as pastilhas de freio periodicamente. Avalie todo o conjunto, composto também por lonas e discos. Um bom freio não vai te deixar na mão.

5 - Limpador de para-brisa

Mantenha as paletas limpas, higienizadas com detergente neutro para assegurar a sua visibilidade no trânsito.

6 - Pneus

Confira se os pneus precisam de calibragem e se os sulcos estão dentro dos limites da Lei de Trânsito. Os pneus têm validade de cinco anos. Clique aqui e veja outras dicas fundamentais para manter o seu veículo em um bom estado.  

Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito

O MAIO AMARELO é um movimento que visa conscientizar a população a respeito da segurança no trânsito, e anualmente propõe um conjunto de ações que objetiva reduzir em 50% o número total de mortes por acidentes em 10 anos. A primeira década de ações encerrou em fevereiro de 2020 e, por não ter tido sua meta alcançada, está abrindo em 2021 uma nova década de ação, com o mesmo objetivo anterior. A campanha desde ano, vem trazendo reflexões acerca da respeito e da responsabilidade, de como é possível contribuir com esta causa adotando práticas e comportamentos simples em nosso dia a dia. Com responsabilidade Entende-se que tudo na vida precisa ser feito com responsabilidade para ter efeito. É assim com as amizades, com o trabalho e as relações de um modo geral, e não é diferente com nossos patrimônios. Por isso, juntamente com a conquista de um carro, vem também as responsabilidades, e estar atento à manutenção do veículo certamente é uma delas. Com empatia e respeito Mas não é só o seu compromisso com o seu carro que vai te proteger de acidentes, é também o seu compromisso no trânsito, isto é, a sua disposição em assumir uma atitude mais responsável na hora de circular com seu veículo. A empatia é uma grande aliada, pois é ela quem faz a convivência ser mais fácil e saudável. O preceito da empatia é muito simples: não fazer ao outro o que você não gostaria que fizessem com você. Essa postura fará com que você sempre pense antes de falar ou tomar qualquer atitude. Assim, passamos a agir com mais respeito ao nosso veículo, aos outros motoristas, às leis de trânsito, aos pedestres e mais respeito às nossas próprias vidas, adquirindo mais consciência e harmonia para transitar por aí com nossos possantes. Por isso, não se esqueça: • Não faça ultrapassagem perigosa e no sinal vermelho; • Ande no limite de velocidade; • Não desvie as mãos no volante; • Use o cinto de segurança e faça todos os seus passageiros utilizarem; • Promova a direção defensiva; • Se beber, não dirija; • Use a seta; • Dê preferência aos pedestres;   PROAUTO MAIO AMARELO 2021 
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias