A proteção que você merece está aqui

Cotar Agora

HISTÓRIA

Quando os grandes fazendeiros chegaram, trouxeram com eles uma quantidade razoável de africanos e afro-brasileiros, na condição de escravos, cuja origem com o tempo foi se perdendo. Em 1822, 81% dos 344 africanos de Rio Claro eram originários de locais com domínio de portugueses, como Reino do Congo, Cabinda, Benguela e Moçambique. Em 1823, foi celebrada a primeira missa da região numa capela da fazenda Costa Alves, próxima à atual estrada entre Rio Claro e o distrito de Ajapi. Algum tempo depois, seria construída uma capela para atender a população do povoado às margens do Córrego da Servidão. Em 1827, por ser considerado de grande importância econômica e populacional, o povoado foi fundado. A antiga capela deu lugar à Paróquia Matriz São João Batista, finalizada em 1828. Em 30 de abril de 1857, foi emancipado, desmembrando-se dos municípios de Limeira e Mogi Mirim e se tornando o município de São João do Rio Claro.

ECONOMIA

Sua principal fonte econômica vem da forte prestação de serviços, sendo privados (48,66%) e públicos (10,36%). Possui lojas dos mais variáveis segmentos, prevalecendo mais relevantes os restaurantes, varejo e serviços de vestuários e ambulatorial. A indústria é o segundo setor mais relevante para a economia do município. Voltado fortemente para artigos cerâmicos, Rio Claro e as cidades de Santa Gertrudes, Limeira, Cordeirópolis, Ipeúna, Piracicaba e Araras formam o maior polo cerâmico das Américas. Há presença também dos segmentos de fibras de vidro, tubos e conexões de PVC eletrodomésticos, produtos químicos leves, metalúrgicas e peças de autos além de diversas outras atividades.

CURIOSIDADES

  • O Balonismo integra a programação de aniversário de Rio Claro, tradicionalmente conhecida como Night Glow.
  • Em 2015, foi a cidade mais nerd do Brasil segundo levantamento do site Amazon, ocupando a primeira posição do ranking com o maior número de livros da série Star Wars per capita do Brasil!
  • Em 1878 foi visitada pelo próprio Imperador D. Pedro II. E meses antes da Lei Áurea (13 de maio de 1888) ser assinada pela Princesa Isabel, a população negra existente no município foi declarada livre, em cerimônia pública no dia 5 de fevereiro de 1888!
  • A cidade já foi considerada pela ONU como a sexta melhor em qualidade de vida no estado de São Paulo.
  • Capital da Alegria: a tradição no Carnaval do Interior os batizaram de “A Capital da Alegria” pela exuberância e o belo trabalho das Escolas da cidade.
  • E no futebol, não fica pra trás! Rio Claro tem dois times com muita história: O Rio Claro Futebol Clube e o Velo Clube Rioclarense.
  • Apelidada de “A cidade azul”, Rio Claro tem um céu esplêndido! E foi a primeira cidade do estado de São Paulo e a segunda do país a receber energia elétrica!

A PROAUTO também está em Rio Claro/SP

Você sabia que a PROAUTO, também está em Rio Claro? Temos uma grande atuação na cidade e prestamos atendimentos e serviços de excelência e qualidade aos nossos associados. Por isso, parabéns, Rio Claro pelos seus 194 anos de via, prosperidade e crescimento! Somos muito gratos pela parceria, por nos acolher de braços abertos, e por fazerem parte da FAMÍLIA PROAUTO!  
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias