A campanha “Setembro Amarelo”, tem como objetivo a conscientização e a prevenção do suicídio. No Brasil são registrados cerca de 12 mil casos por ano e mais de um milhão no mundo, é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Desde 2015, o país acolheu o movimento que vem abrindo espaço para o diálogo e a compreensão das razões que levam uma pessoa a atentar contra a própria vida.
Perceba os sinais
Muitas vezes, o diálogo até acontece, mas as pessoas não estão preparadas para perceber os sintomas. Veja alguns:
Tristeza persistente;
Postagens relacionadas a suicídio ou depressão profunda nas redes sociais;
Perda de interesse em atividades que antes davam prazer;
Fadiga;
Falta de energia;
Alteração no sono;
Irritabilidade;
Alterações no apetite;
Choro sem razão aparente;
Ideias de morte;
Dores e sentimento de inutilidade.
Vale destacar, a importância que a sociedade como um todo, família, amigos, escola e grupos de trabalho, estejam atentas ao menor sinal e preparadas para discutir o tema, encaminhar a pessoa para um tratamento que trará um novo olhar sobre a vida e a vontade de prosseguir.