Quem compara, fecha com a PROAUTO

Cotar Agora

Desde 1986 quando surgiu o primeiro automóvel movido com um motor, os carros não pararam mais de evoluir. Desde design, segurança, conforto e tecnologia. De lá pra cá as coisas mudaram e muito!

Desde a Ford com seus icônicos carros pretos, aos esportivos de marcas incríveis como Ferrari, o mundo automotivo vive de expectativas com a chegada de novos desafiantes como a Tesla, que em pouco mais de 20 anos desafiou gigantes centenárias ou de projetos cercados de mistério, como o projeto Titan da Apple.

A verdade é, os carros como a gente conhece estão evoluindo em um ritmo impressionante e novas tecnologias antes inatingíveis agora já são realidade. Do combustível ao piloto automático, passando por carros autônomos e integração com inteligência artificial.

Pensando nisso, separamos algumas novidades tecnológicas que em breve estarão nos veículos estacionados na nossa garagem.

- Para-Sol inteligente da Bosch

Em alguns momentos do dia o sol pode ser um inimigo na hora de dirigir com segurança. Para isso, já usamos insulfilm, óculos escuros e até mesmo o bom e velho para sol. Acontece que a Bosch resolveu inovar de vez com um para sol inteligente, que é composto por uma tela de LCD com uma câmera voltada para o motorista. Com o uso da inteligência artificial, a tela identifica se os olhos dos condutores estão cerrados pela incidência da luz solar, e assim bloqueia a passagem da luz somente na região dos olhos. A medida aumenta consideravelmente o campo de visão do motorista reduzindo o risco de pontos cegos e acidentes.

- Assento anti sono

O sono é um dos inimigos da direção segura. Por muitas vezes, o cansaço ou até mesmo estradas mais tranquilas podem fazer os motoristas cair no sono. Isso representa um risco enorme a segurança e é causa de muitos acidentes.

Pensando nisso, a Marcopolo em parceria com o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA) e a Woodbridge, desenvolveu uma poltrona anti sono. Chamado de Antisleep Seat (poltrna anti sono), ela possui métodos detratores para distrair o motorista. Entre os recursos estão, vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento, que provoca estresse térmico e reduz sonolência aumentando o estado de alerta. Isso promete ajudar e muito os motoristas profissionais que passam horas dirigindo.

- Frenagem de emergência automática

Os freios ABS já foram uma revolução fruto de muito investimento vindos da Fórmula 1, mas agora já temos uma evolução nos sistemas de frenagem. Quando um carro detecta uma colisão, a frenagem automática de emergência (AEB) ativa os freios do carro, potencialmente evitando ou minimizando um acidente. O AEB pode reagir mais rápido do que uma pessoa e pode começar a trabalhar antes de você pisar no freio. Se você frear e ele sentir que precisa parar mais cedo, o AEB também pode frear com mais força do que a pressão que você exerce ou seja, a reação de frenagem é garantida pelo sistema mesmo que o motorista demore a reagir.

- Aviso de saída para proteção de ciclistas

Cada vez mais o trânsito ganha novos usuários em diferentes modalidades de transporte. Bicicletas, triciclos, patins e outros, isso representa um risco a mais de acidentes. Afinal, quem nunca fica receoso ao abrir a porta do carro ao estacionar e atingir alguém sem querer. O aviso de saída usa sensores retrovisores para detectar bicicletas e tráfego que se aproximam. Isso garante que o passageiro não abra a porta do carro apenas quando o ciclista passar.

Os sistemas de advertência de saída operam alguns minutos depois que o motor é desligado. Se os sensores detectarem um ciclista ou um veículo se aproximando, eles avisam o passageiro com uma série de luzes brilhantes. Os sistemas mais avançados irão travar fisicamente a porta para evitar que ela se abra no caminho do objeto que se aproxima.

- Misterioso Projeto Titan

Um dos maiores mistérios do mundo automotivo dos últimos anos promete e muito. A Apple como projeto Titan vem sendo especulado sobre o que pode trazer de revolucionário para o mercado. Entre as especulações, existe a de um carro totalmente autônomo, uma evolução dos atuais que não contariam nem com volante nem pedal. Com a promessa de chegar ao mercado em 2025, o carro deve ser 100% conectado aos demais dispositivos Apple. Parte do projeto conta com o uso de carros da Lexus para desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia. Diversos sites já especularam com fotos e vídeos do possível carro, mas tudo ainda não passa de especulação. De concreto temos a licença concedida a Apple para a fabricação de carro e registro de patentes espalhadas pelo mundo. Algumas especulações apontam que ela já procura um parceiro para a fabricação dos automóveis e promete bater de frente com a Tesla.

Bônus

Bem como tecnologias e inovações que estamos ansiosos para ver nos carros. Temos também novidades no que diz respeito a serviços. O mercado de proteção e seguro para carro já está vivendo sua revolução. Antes preso aos tradicionais modelos de seguros, o motorista agora já possui opções bem mais inteligentes. Na PROAUTO por exemplo, você tem liberdade para escolher como e com o que proteger o seu carro. Montando um plano que se ajusta a sua rotina e realidade. Sem perfil de condutor, 100% digital e com pagamento através de mensalidades ao invés dos planos anuais. Isso e muito mais, tornaram a proteção do seu carro mais atual e moderna. Saiba mais explorando nosso site, ou solicite uma cotação e fale com um de nossos consultores.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias