Receba a indenização em até 32 dias

Cotar Agora

Comprar um carro no Brasil está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil certo?! Afinal, os preços de carros zero disparam e em alguns casos o tempo de espera supera os 6 meses. Mas adiar o sonho do carro próprio não precisa ser a única alternativa.

O momento exige paciência e muita pesquisa! Existem bons negócios esperando por você para realizar o sonho do carro próprio, pensando nisso separamos algumas dicas para que você compre o seu carro sem sair no prejuízo ou cair em golpes!

01 – Dê preferência para lojas ou concessionárias

Comprar de um lojista ou concessionário trazem mais garantias do que a compra direta de um terceiro, afinal você possui um endereço e CNPJ a recorrer caso algo de errado, desta forma, pesquise a reputação na internet e os comentários de outros clientes. Outro truque é ir acompanhado de um mecânico de confiança para realizar um check-up no carro.

02 – Avalie a estética e a parte mecânica

Solicite um histórico de manutenção do carro, ele pode ser um bom indício do real estado do veículo. Além das questões visuais, como estado da pintura, condições do pneu, existência de acessórios como estepe, chave de rodas, macaco e até mesmo extintor. Da parte mecânica, dê uma volta no quarteirão com o carro, avalie as condições da bateria, folga no freio, embreagem, suspensão e outros ruídos que podem indicar problemas mecânicos. Existem truques de usar um imã para identificar reparos com massa plástica, ou de luz, para identificar amassados e desalinhamento. Nessa hora, a ajuda do mecânico pode ser crucial.

03 – Identifique sinais de avaria ou grandes reparos

Descobrir se o carro já sofreu grandes avarias em um acidente pode ser uma tarefa difícil, caso ele tenha sido reparado em uma boa oficina. Mas avalie sempre o alinhamento do capo, das portas e do tom da pintura. Uma outra dica são os parafusos, que originalmente saem pintados de fábrica, se são de cores diferentes eles provavelmente foram substituídos. Certifique-se também se é um veículo recuperado de leilão ou sinistrado, essa informação é fundamental e afeta diretamente no preço do veículo. Empresas especializadas podem emitir também laudos que indiquem reparos de grande monta. Você pode ainda solicitar as notas fiscais de eventuais reparos, para identificar se foram usadas peças originais ou paralelas.

04 – Consulte histórico de multas ou infrações

A seguir faça uma verificação no site do DETRAM sobre possíveis pendências do veículo, como documentação, multas e impostos. Se possível, verifique também sobre a procedência do carro em consultas a polícia. Para pendências jurídicas, os caminhos podem ser o próprio Google ou a Secretaria da Fazenda da cidade onde o carro está registrado. 

05 – Solicite uma vistoria e laudo em caso de dúvida

Antes de concluir a compra e o pagamento do veículo, realize uma vistoria, ela pode identificar se o carro possui chassi e motor compatível com as descrições. Empresas especializadas oferecem o serviço de vistoria com emissão de laudos que podem poupar você de cair em uma roubada.

Por fim, a compra em uma loja com CNPJ e tudo mais, tem a garantia do Código de Defesa do consumidor para amparar. Já no caso da compra direta de um vendedor particular, a mesma está amparada pelo Código Civil. O que muda são só prazos e caminhos a percorrer em caso de problemas, mas quanto mais garantias legais, melhor.

Ao comprar um carro desconfie sempre de oportunidades que parecem imperdíveis, aqui vão algumas dicas finais:

- Nunca pague antecipado e evite pagamento em dinheiro para não ser assaltado, rastrear o dinheiro com uma conta de destino ajuda a recuperar o prejuízo;

- Evite negociar em locais ermos e suspeitos, muitos bandidos se aproveitam dessa situação para roubar. Isso vale para quem compra e para quem vende;

- Tenha calma, não ceda a pressão por pagamentos antes de realizar as verificações, gaste tempo realizando consultas;

- Para compras online, cuidado com o golpe do sinal, de fotos falsas ou do test-drive que podem resultar em prejuízo;

- Evite negociações de terceiros, aqueles que dizem negociar para um amigo e sempre desconfie de preços muito abaixo do mercado.

Pronto, com esses cuidados pode comprar seu carro! Agora fale com a gente para proteger seu patrimônio e investimento. Afinal, você acabou de realizar uma conquista, deixá-la protegida com garantias é fundamental! Por isso, conte com a PROAUTO, aqui você personaliza sua proteção e tem todos benefícios garantidos no regulamento/ contrato.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias