Assistência 24 horas em todo Brasil

Cotar Agora
3 dicas de como transportar seu pet com segurança no carro
28 de outubro de 2021 Rafael Colombo

O transporte inadequado de animais no veículo, além de colocar em risco a segurança do seu pet, também é passível de multas. Confira!

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (art. 252), é proibido circular com o veículo com pessoas, animais ou volume à esquerda do condutor, entre seus braços ou suas pernas. É considerado infração média, podendo render 4 pontos na carteira e multa de R$ 130,16 ao condutor.

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que o número de animais de estimação dos brasileiros já ultrapassou o número de filhos. Mais que companheiros, os cães e gatos agora são considerados como membros da família, dessa forma, não queremos colocar a suas vidas em risco, não é verdade?

Então, aqui vão algumas dicas para transportar seu pet com segurança e dentro da lei!

1ª dica

Jamais carregue seu pet no colo, segurando-o pelo braço ou deixando-o entre as pernas enquanto dirige. Mantenha-o preso a fim de que sua inquietação não atrapalhe sua atenção ao trânsito.

Você pode optar por acessórios como, caixa para transporte, cinto de segurança e até mesmo cadeirinha feitos exclusivamente para transportar animais no carro.

2ª dica

É expressamente proibido levar animais no banco da frente, na caçamba e no porta-malas. O transporte em carros somente é permitido no banco de trás. Deixá-lo com a cabeça para fora da janela enquanto o veículo estiver em movimento, pode parecer agradável para um cãozinho, mas do ponto de vista veterinário, pode causar ressecamento ocular do animal, além de deixar seus olhos mais suscetíveis à entrada de insetos ou ciscos.

3ª dica

Cuide da temperatura dentro do veículo. Animais sentem muito mais calor que os humanos, e sua agitação no carro pode intensificar esse fator. Por isso, mantenha as janelas abertas, ou ligue o ar condicionado e mantenha-o hidratado.

Não erre na hora de circular por aí de carro com o seu pet. Pratique essas dicas, preze pelo bem estar do seu melhor amigo e passe longe de multas de trânsito!

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias