100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora
Truques infalíveis ou não para tirar mau cheiro do carro
11 de agosto de 2022 Rafael Colombo

Todo mundo adora o cheirinho de carro novo, a sensação de novo e a impressão de tudo limpinho é de encantar. Mas com o passar do tempo, esse cheirinho acaba indo embora e em alguns casos com a falta de cuidado o que se tem é uma verdadeira “murrinha”.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para você manter o seu carro com cheiro de novo por muito tempo. Com a correria do dia a dia nem sempre dá para deixar o carro no lava jato para dar aquela geral. Mas muito além do cheirinho bom, os cuidados ajudam a manter seu carro em bom estado de uso e conservação e ajuda até a dar aquela valorizada na hora e revender!

Causa: Mau cheiro

Soluções:

  • Caso o mau cheiro seja causado por umidade, a dica é deixar um pouco de cal ou giz para quadros negros no assoalho do carro, porque eles absorvem a umidade. Outra boa opção é em um dia de sol deixar o carro com os vidros e se possível as portas abertas para ajudar a evaporar a água;
  • Com o carro livre da umidade é hora de perfumar o interior. Para isso, você pode recorrer as opções de odorizadores ou os chamados cheirinho para carro. Outra dica pouco convencional e até controversa, é uma maça partida em 4 que ajuda a absorver o mau cheiro;
  • Outro elemento que ajuda a puxar os odores é o bom e velho carvão de churrasco, mas o mesmo pode deixar seu carro sujo, por isso se for optar por esta solução lembre-se de embalar ele em um papel toalha;
  • Uma outra solução um pouco mais tecnológica é o uso de ionizadores, que são usados dentro do carro fechado. E você pode encontrar diversos modelos com custos que partem de R$ 30 reais;
  • Em caso de vômitos, o passo a passo a seguir é usar panos secos ou papel toalha para absorver o máximo possível do liquido, evite esfregar também para não fazer o cheiro fixar no carro, banco ou carpete. Em seguida use uma esponja com detergente neutro para esfregar a região. Nesse caso, um pouco de vinagre pode ajudar a remover o odor.
  • Para o caso de mau cheiro do cigarro pode ser mais complexo e vai ser necessário uma combinação de técnicas. Aqui você pode recorrer também ao uso do pó de café, que absorve bem odores do ambiente;

Curiosidade:

O nível do mau cheiro pode ser dividido por escalas e possui nomenclaturas até engraçadas nos principais sites e blogs de automóveis. Aqui uma janela entre aberta ainda permite ficar dentro do veículo.

Murrinha Leve: são os casos em que o cheiro incomoda, mas ainda não é insuportável, é o momento em que o cheiro de carro novo vai embora.

Bodum: nessa etapa o mau cheiro já começa a incomodar bastante os ocupantes do carro, gerando desconforto. Para permanecer dentro do carro é um desafio e requer as janelas abertas em um dia de bastante vento.

Carniça: chegamos no limite do suportável, esse é o caso que de longe o cheiro já incomoda. Impossível dirigir um carro com esses cheiros.

Se nada disso adiantar o melhor é levar em um bom lava jato e de confiança. Dar aquela geral por dentro e por fora e voltar a circular com o possante em grande estilo.

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias