Benefícios completos para o seu carro!

Cotar Agora

Em nossa última matéria do blog falamos de novos recursos tecnológicos, que em breve vão revolucionar e solucionar problemas antigos para nós condutores. Agora chegou a vez de falar sobre um item essencial, a CNH – (Carteira Nacional de Habilitação).

Recentemente foram anunciadas mudanças na CNH, vem aí um novo modelo, design e com novas informações. O objetivo é torna-la mais fácil de ser entendida e também de alinhar com os padrões internacionais, facilitando assim a vida de motoristas que dirigem em outros países.

De carros mais tecnológicos aproveitamos para falar de nossos smartphones que podem e são um recurso preciosos na vida do Motorista. Por isso, vamos ensinar a seguir o passo a passo para você baixar e usar o aplicativo no seu celular.  

Começamos primeiro falando das mudanças na CNH

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) através da Resolução 886 de 13 de dezembro de 2021, vai colocar em circulação o novo formato da CNH, a partir de junho de 2022. A promessa é de uma carteira mais segura, moderna e de padrão internacional.

Mas atenção, não é necessária uma corrida para atualização, ela deve ocorrer de forma gradual conforme renovação e emissão do documento.

Na nova CNH a principal alteração é a classificação de veículos em 14 categorias diferentes. A comunicação vai usar de desenhos (ícones) e letras combinados para identificar o documento.  

Essa mudança inclusive atende a um padrão europeu, uma vez que há uma divisão para condutores de pessoas ou cargas por exemplo. Sendo assim:

- D é passageiro

- C é cargas

- E para veículos articulados

A combinação das letras identifica os tipos de veículos que esse motorista está habilitado a dirigir.

Outra identificação de letras está sobre o tipo de carteira, se ela é uma permissão ou definitiva. Sendo assim, as letras “P” será usada para identificar que se trata de uma permissão e a letra “D” para definitiva.

No quesito segurança, além da fotografia e assinatura, surgem novos elementos gráficos com efeitos de Fluorescência e reação a luz UV, imagens secretas e hologramas para reduzir falsificações e fraudes. O QR CODE na CNH emitidas desde 2017 continuam presentes.

As informações se o motorista exerce atividade remunerada ou se possui restrições médicas ou de mobilidade (PCD) também estarão no novo documento.

Por fim, a Carteira de Habilitação é aceita em seu formato físico, o impresso tradicional e também no formato digital através do aplicativo. Separamos a seguir o passo a passo para ter a sua carteira no seu smartphone. Lembramos que a Carteira Digital está disponível para as habilitações que possuem o QR CODE no verso. Caso a sua não tenha, aguarde a renovação do documento para ser disponibilizada.

Em 5 etapas você baixa e instala o aplicativo Carteira Digital.

1 º - Vá até a loja de aplicativos do seu smartphone e baixe o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”

2º - Realize seu cadastro como usuário

Observação: Para prosseguir é necessário que você já tenha uma senha por meio da conta Gov.br. Sem essa senha não é possível habilitar o uso.

3º - Faça o login

4º Baixar a CNH Digital

No menu selecione a opção “habilitação” e em seguida “toque aqui para adicionar sua CNH”

5º - Habilite a validação facial

Para que tudo dê certo basta seguir as orientações e passo a passo solicitado pelo próprio aplicativo! Agora com a carteira ativa você pode rodar tranquilo e com atenção!

Bônus: No aplicativo além da carteira você ainda terá os seguintes serviços/benefícios;

- Alerta Recall

- Alerta de vencimento

- Consultar Infrações

- Indicar consultor

- Assinatura de transferência do carro

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias