100% do seu jeito, só a PROAUTO tem

Cotar Agora
Valinhos completa 125 anos de fundação neste dia 28 de maio. A cidade é localizada no interior do Estado de São Paulo, na região metropolitana de Campinas, e hoje conta com aproximadamente 131 mil habitantes.

História

Não se sabe precisar quando foi fundada a vila de Valinhos. A cidade  já foi distrito de Campinas até que em 28 de maio de 1896, quando Valinhos foi elevada à Distrito de Paz, e assim se deu a sua “fundação”. Já naquele período, o desenvolvimento de Valinhos se deu em função das grandes fazendas. A primeira chamava-se Dois Córregos, que pertencia ao militar e um dos mais ricos da capitania na época, Luís Antônio de Sousa Queiroz. Hoje, a fazenda se desenvolveu e se denomina como bairro Dois Córregos. Após tudo isso, como fizeram a maioria das cidades do interior paulista, Valinhos procurou a sua emancipação, que foi estabelecida em 1953 através da Lei Nº2456 concedida pelo Governo do Estado de São Paulo.   O seu desenvolvimento provocou grandes mudanças na cidade, com a presença de várias industrias multinacionais importantes como a Eaton, Rigesa e Unilever, essa última sendo a mais destacada na cidade, em função da compra da unidade em 1960, pela valinhense Gessy, feita pelos irmãos Lever, e assim até 2001 foi conhecida por Gessy Lever. A indústria dos irmãos de fato marcou um desenvolvimento importante, e sua importância é tão visível que no município existe uma avenida faz referência e homenageia a indústria, denominada em Avenida Gessy Lever.   A forma como Valinhos se desenvolveu é notória com a produção industrial diversificada, com o foco em setores muito dinâmicos e de alta tecnologia, a cidade ficou em 9º no ranking entre as 20 cidades que fazem parte da região metropolitana de Campinas, e em 50º lugar entre os 645 munícipios do Estado Paulista tendo um Produto Interno Bruto de 5.338.649.510,00, segundo dados da Fundação SEADA em 2014.  

Curiosidades

Uma rica história que traz curiosidades onde coloca em destaque a cidade e evidencia a importância de seus costumes e de suas tradições. Em função da produção em larga escala comercialmente a partir de 1910, Valinhos é conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo tendo grande projeção nacional e internacional, através da sua grande produção de seu principal produto agrícola: o Figo Roxo, estabelecido pelo imigrante italiano Lino Busatto. Em 2005, a cidade foi estabelecida na condição de Comarca em uma cerimônia no Fórum Municipal, ganhando autonomia nos serviços judiciários, pois antes a população precisava recorrer a Campinas para obter serviços de registros de títulos, imóveis e documentos, e também para protestar títulos.

Igreja matriz

O maior e mais importante patrimônio cultural e histórico da cidade, a Igreja Matriz de São Sebastião em Valinhos foi idealizada pelo Padre Manoel Guinaut. A matriz é tida como uma das mais belas igrejas de todo Estado de São Paulo, por seu estilo gótico-romano e imponente. Sua inauguração ocorreu em 1944.  

Você sabia que a PROAUTO está presente em Valinhos?

A PROAUTO tem grande atuação em Valinhos, realizamos nosso serviço e atendimento com muita qualidade para atender da melhor forma nos associados. Entre em contato e agende uma visita para conhecer! Trabalhamos com todos os cuidados de higiene e seguindo todos os protocolos necessários para garantir a sua proteção. Nos localizamos na Rua Campos Salles, 458 no Bairro Jardim Ribeiro.  
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias