Proteja o seu carro, mês a mês!

Cotar Agora
Veículos novos devem sair de fábrica com 3 novos itens de segurança
21 de setembro de 2020 PROAUTO
A resolução 518 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), estabelece que todos os veículos produzidos no Brasil tragam 3 novos itens de segurança:
  • Cintos de segurança de três pontos;
  • Apoios de cabeça para todos os ocupantes;
  • Fixação do tipo Isofix para cadeirinhas.
Esses novos dispositivos tem como objetivo garantir a segurança tanto do motorista quanto de passageiros. O cinto de segurança de três pontos oferece maior proteção aos passageiros, na comparação do padrão subabdominal que alguns veículos têm na parte central do banco traseiro. O encosto de cabeça garante apoio ao pescoço em caso de colisões. Já a fixação para cadeirinhas Isofix, exige pontos de fixação específicos no veículo e na cadeirinha.
No sistema Isofix, a cadeirinha ou o bebê-conforto se encaixa em dois pontos no carro, no vão entre o assento e o encosto do banco traseiro. Um terceiro ponto, se conecta a um gancho da cadeirinha, evitando que ela se movimente. Esse dispositivo pode estar no assoalho, no encosto ou na lateral do carro (onde saem os cintos de segurança).
Desses itens de segurança, as montadoras tiveram mais dificuldade para se adaptar foi com a fixação da cadeirinha. Principalmente, porque exige maior trabalho de engenharia e uma série de testes, incluindo de colisão com veículos reais.
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias