Receba a indenização em até 32 dias

Cotar Agora
Veículos parados na quarentena? Veja 8 cuidados com o seu carro durante esse período
27 de julho de 2020 PROAUTO
Se a ordem é ficar em casa, devemos ficar atentos aos cuidados preventivos com o nosso veículo neste período sem uso. Elaboramos uma lista de medidas para manter o seu carro em dia, mas ressaltamos que o isolamento ainda é prioridade.
Funcionamento do motor
O motor de carros sem uso deve ser colocado em funcionamento cerca de duas ou três vezes por semana, por 10 a 15 minutos, para que a temperatura de trabalho seja atingida. Mas, atenção! Jamais faça isso em garagens fechadas, por causa da emissão de gases.
Pneus calibrados
Mesmo parado, é importante manter os pneus calibrados. Existem no mercado calibradores caseiros, mas a dica é andar pelo menos 5 quilômetros com o carro uma vez por mês para evitar que os pneus fiquem “quadrados”. Esse tipo dano só acontece em veículos que ficam um tempo mais longo sem rodar, a partir de 60 dias.
Limpeza do veículo
É importante fazer a limpeza tanto externa quanto interna. A dica para a limpeza interna é usar aspirador de pó nos bancos que são de tecidos e carpetes. O painel deve ser higienizado com detergente neutro ou álcool isopropílico, que é usado para limpar eletrônicos. Depois de lavar a parte externa do carro, outro cuidado adicional é cobrir o veículo com uma capa. Isso ajuda a protegê-lo do sol, da chuva e do acúmulo de poeira. Lembrando que a capa deve ser de material macio, caso contrário, poderá provocar aranhões na lataria.
Atenção ao freio de mão
Uma dica para que os componentes dos freios não grudem é deixar o freio de mão solto. Vale destacar que nesse caso é preciso apoiar o veículo com travas de madeira, e a garagem precisa ser em linha reta.
De olho nos fluídos
Como o período de quarentena se estendeu é importante deixar o mínimo de combustível no tanque. Álcool e gasolina parados muito tempo podem estragar o reservatório e causar o entupimento de bicos e dutos.
A remoção em casa do combustível só é indicada com os equipamentos certos, como bomba de sucção e um reservatório próprio para o líquido. Se esse não é o seu caso, o melhor é esperar a rotina ser restabelecida e levar o veículo em uma oficina adequada para realizar a troca do combustível.
Fique atento (a)!
O mesmo vale para o óleo lubrificante que também tem data de validade. Depois de vencido, não conserva suas características originais, por isso é importante a troca do óleo nos períodos marcados.
Desconectar a bateria
Mesmo parado, alguns itens do veículo podem puxar a carga da bateria. Em bom estado uma bateria é capaz de suportar de 15 a 20 dias sem que o carro seja ligado. Como o período de quarentena se estendeu, a dica é desconectar os cabos da bateria. Mas isso vale apenas para os modelos mais antigos, que não têm tantos módulos eletrônicos. Portanto, em modelos mais novos, vale consultar o manual ou a fabricante para saber se é recomendável.
Limpeza do ar-condicionado
Já que é para manter o distanciamento social, a dica é fazer a limpeza do ar-condicionado veicular em casa. O primeiro passo é consultar o manual do carro para descobrir a localização da peça. Geralmente, fica no painel do veículo. Encontrando a peça, verifique se a limpeza é suficiente ou se será necessário trocar. Lembrando que o critério para realizar somente a limpeza, sem a necessidade de troca é o filtro estar mais claro e sem pó acumulado. A limpeza é feita com um pano seco em todas as peças e deve-se passar com cuidado o aspirador de pó. Esse procedimento faz com que o ar-condicionado aguente mais um tempo até que a rotina se restabeleça.
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias