Não corra risco e garanta sua proteção

Cotar Agora
Veja como dirigir seu veículo na chuva e com segurança
23 de novembro de 2020 PROAUTO
Esteja você no caminhão, ônibus, carro, ou qualquer outro veículo, é sempre necessário mudar a forma de dirigir quando tem água caindo na pista, então:

Desligue aparelhos sonoros e visuais

Está certo, o mundo é digital, mas devido a nossa crescente dependência em recursos online, as vezes é difícil desligar e focar a atenção ao nosso redor. E em um momento de chuva forte o motorista não pode se dar ao luxo de desviar a atenção por nada. Por isso, desligue o celular, a TV, o DVD, até o rádio e livre-se de toda a distração neste momento. Caso você seja carona em uma situação como essa, não distraia quem está ao volante.

Atenção aos faróis

Já é previsto no código de trânsito a utilização dos faróis o tempo todo, mesmo em dias ensolarados. E na chuva a iluminação diminui, por isso todos os veículos precisam ligar seus faróis para poderem ser vistos a maior distância. Mas atenção, apesar do farol alto parecer ser uma boa opção em dias de chuva, não se engane, a alta incidência de luz pode prejudicar ainda mais a visão dos outros motoristas. Use sempre o farol baixo, ou até mesmo o farol de neblina, que aumenta a visibilidade em curta distância.

Duas mãos no volante

Manter as mãos ao volante é obrigatório por lei, mas muita gente acaba usando uma só, porém, na chuva é ainda mais importante obedecer a essa lei, já que, em caso de uma freada brusca, de colisão ou derrapagem, o desvio feito com apenas uma mão ao volante é altamente perigoso, podendo causar um grave acidente. Imagine que o volante do seu veículo é um relógio e que seus braços e mãos são os ponteiros. Posicione suas mãos de modo que esse relógio marque 9h e 15 min. Essa é a posição correta para as mãos. Assim você garante mais flexibilidade e mobilidade para que movimentos sejam realizados sem grandes problemas e de forma segura.

Reduza a velocidade

Quando chove a fuligem dos asfalto junto com o resquício de óleo na pista, podem se tornar uma mistura escorregadia, dificultando o atrito entre os pneus e o solo. A maior dificuldade em frear precisa ser compensada pela redução na velocidade. Então, você proporciona maior controle do veículo, diminuindo as chances de batidas, derrapadas e aquaplanagem. Ande sempre com a velocidade 20% abaixo do limite estabelecido. Em situações de chuva forte e baixa visibilidade, a velocidade deve ser reduzida ainda mais.

Evite movimentos bruscos

Durante a chuva, a visibilidade fica prejudicada para todos que estão na via, por isso evite mudar de faixa rapidamente ou fazer paradas bruscas, pois outros veículos podem não te ver a tempo e assim causar um acidente. Não se esqueça também de sempre usar a seta.

Aumente a distância entre você e o veículo da frente

Essa é uma regra básica ao conduzir veículos e um dos princípios da direção defensiva, que serve, não apenas para a proteção durante a chuva, mas também para evitar multas e pontos na carteira. Durante a chuva, a tendência é que os freios fiquem menos eficientes devido à perda de aderência ao chão, logo, o veículo vai ter mais dificuldade de parar e precisará de mais espaço, sendo assim, aumente a distância com o veículo a sua frente.

Mantenha a calma ao passar por aquaplanagens

Durante ou após as chuvas, a água acumulada sobre a pista pode provocar as famosas aquaplanagens, um fenômeno que impossibilita que os pneus consigam aderência ao asfalto, fazendo com que o veículo plane sobre o acúmulo de água no solo. Diante do fenômeno, os condutores devem manter a calma, tirar o pé do acelerador, segurar firme o volante, sem virá-lo, até que o contato com o solo seja retomado. Frenagens e movimentos bruscos no volante durante a aquaplanagem podem desestabilizar o veículo e, até mesmo, levar ao capotamento quando a aderência volta a existir entre os pneus e a pista. Atenção!

Evite áreas com risco de alagamento

Antes de conduzir um veículo na chuva forte, verifique as orientações transmitidas pela Prefeitura da sua cidade e evite passar por locais que costumam alagar. Existe um grande risco de que o lixo jogado nas ruas entupa bueiros e ramais de drenagem, criando verdadeiros rios nas pistas. Esteja sempre atento à essas áreas e nunca jogue lixo nas ruas, em encostas, córregos, margens de rios ou áreas verdes. Em caso de enchentes, abrigue-se em um local seguro.

E por último, mas não menos importante... Garanta que a revisão do seu carro e dos pneus esteja em dia!

Não importa quando. Manter a revisão do seu veículo em dia é sempre a melhor forma de prevenir contra problemas futuros. Então, verifique se os pneus estão em boas condições de aderência, se os limpadores vão garantir que você tenha boa visibilidade, que seus faróis estão funcionando corretamente, e se seu sistema de freios não vai te deixar na mão. Para saber o que se atentar na hora de revisar o seu carro, clique aqui.   E lembre-se: dirija com cuidado, preserve seu veículo e valorize a sua vida! E se precisar, conte com a PROAUTO! ;)  
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias