Você sabe a hora certa de trocar os pneus? Veja 4 dicas
16 de setembro de 2020
PROAUTO
Os pneus são uma peça fundamental para a segurança dos veículos, garante aderência e estabilidade na estrada ou na cidade, desde que estejam em boas condições de uso. Com o avanço das tecnologias e aumento da qualidade dos pneumáticos, ficar atento aos sinais que o próprio pneu indica é a atitude mais correta para saber a hora certa da substituição. Veja algumas dicas importantes:
Desgaste
O atrito do pneu com o asfalto faz com que a borracha seja consumida e a peça perde suas características como, pelinhos, sulco, dreno e covas que aumentam sua estabilidade. Nos primeiros quilômetros rodados os pelinhos vão embora, em seguida perde-se o sulco e muitas outras cavidades que ficam ao redor do pneu. Quando notar que esses elementos apresentam claros sinais de desgaste será o momento ideal para trocar os pneus.
Prazo de validade
O prazo de validade da borracha do pneu estimado pelo fabricante, geralmente é de cinco anos. Entretanto, por conta de todos os fatores que influenciam na durabilidade, isso pode mudar.
A validade do pneu também está relacionada a forma como o motorista dirige, o tipo de ruas que ele passa e também ao fabricante. Um motorista que mantém a velocidade constante e não costuma frear bruscamente pode fazer o tempo de vida útil do pneu ser maior, do que um condutor que freia agressivamente e faz acelerações fortes.
Ruas feitas de paralelepípedo e estradas de terra também podem diminuir o prazo de validade do pneu. Já quem conduz o veículo com mais frequência em rodovias e ruas menos esburacadas, a tendência é que só precisem trocar os pneus mais tarde.
Envelhecimento dos pneus
Os sinais de envelhecimento do pneu podem aparecer a qualquer momento, por isso é importante estar sempre atento. De qualquer forma, como os pneus não têm uma vida útil predeterminada, após cerca de cinco anos de uso, eles devem ser inspecionados, no mínimo, uma vez por ano.
Furos visíveis
Os furos nos pneus podem acontecer por causa de diversos motivos, como o desgaste da borracha, as condições de determinada estrada ou rua por onde você passou. Se notar que algum dos seus pneus foi perfurado, o recomendado é levá-lo a um especialista de confiança, para que ele avalie se há possibilidade de reparo ou se, a melhor opção é efetuar a troca.