A proteção que você merece está aqui

Cotar Agora
Dicas fundamentais para comprar o seu carro seminovo em 2022
14 de novembro de 2022 Amanda Maia
A pandemia não foi economicamente fácil para ninguém, isso nós sabemos bem. Este cenário acabou afastando as pessoas da conquista de um novo carro, mas tudo indica que a situação tende a melhorar neste segundo semestre de 2022. As concessionárias vem prevendo, ainda para este ano, a melhora gradual nas vendas de veículos automotivos, que poderá ter alta de até 16%.
Com essa boa notícia o sonho de adquirir um carro pode estar mais próximo do que você imaginou!
Vale ressaltar que já fazem alguns anos que no Brasil, um consumidor médio não compra um carro popular zero km por menos de 40 mil, e isso tem contribuído, e muito, para que os carros seminovos e usados sejam a alternativa para quem quer comprar um carro. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre que você precisa saber para adquirir o seu carrinho ainda este ano. Vamos falar nesse artigo sobre o principal fator: como pagar. Afinal é isso que vai garantir seu carro novo na garagem não é mesmo?  

Pagar à vista será sempre a melhor forma de comprar um seminovo!

Algumas pessoas afirmam que a melhor forma de comprar um veículo é pagando à vista. E isso é verdade! Pagando à vista você compra apenas um carro, enquanto financiando, você pode pagar até dois, contando os juros. Se você tem bala na agulha, aposte firme nessa decisão.   Mas uma coisa é importante: Não utilize suas reservas! Não podemos nos esquecer que uma reserva financeira é resultado de anos de trabalho e economia. Diante disso, pode não ser prudente dispender toda sua economia na aquisição de um carro à vista. O ideal é preservar as suas economias para casos de emergência e apostar na sua capacidade de investimento!  

O financiamento tem lá suas vantagens!

  Um financiamento possui taxas de juros bem maiores que outras modalidades de empréstimo, e pode exigir até 20% do valor total do veículo como entrada. Ele é ideal para pessoas com boa capacidade de organização financeira para lidar custos adicionais que podem surgir a longo prazo, seja para manutenção do veículo, seja para lidar com as alternâncias das taxas de juros, que podem variar conforme o cenário econômico do país (altos e baixos).   Dentre as vantagens de financiar um veículo, a melhor delas é, sem dúvida, a possibilidade adquiri-lo imediatamente e, apesar de cobrar juros mais altos, é sim possível contratar parcelas que cabem no seu orçamento.
Se você já possui um carro e deseja revendê-lo, uma boa dica é aproveitar a supervalorização dos carros usados para garantir a entrada do seu novo carro. Confira aqui quais foram os carros usados mais valorizados da Tabela FIPE em 2022.

Já o consórcio exige um pouco mais de paciência (e sorte)

  O consórcio é uma modalidade de empréstimo onde diversos consumidores com interesse em adquirir um veículo, se unem para levantar os recursos para comprá-lo. Todos os meses paga-se uma mensalidade e com o valor levantado no mês é feito um sorteio de uma carta de crédito no valor do carro desejado. Além do sorteio, existe também mensalmente a possibilidade de oferecer um lance pela carta de crédito. Neste lance, a pessoa adianta parte considerável do valor do bem e isso aumenta suas chances de adquirir a carta para comprar o carro. As vantagens do consórcio é que nele você pode pagar parcelas bem menores, sem as taxas altas do financiamento. Além disso, a modalidade não exige que você tenha uma entrada, e você ainda pode desistir e ter seu dinheiro de volta, porém deverá arcar com uma multa para encerrar o contrato. O ruim, é que pode demorar bastante tempo para você ser contemplado e ter seu tão esperado carro.  

Concluindo...

Apesar de o consórcio não se tratar, a princípio, de uma dívida, uma vez contemplado, o seu veículo se torna alienado assim como em um financiamento. Se você tiver apenas uma parte do valor do seu seminovo para investir, você pode financiar, adquirir imediatamente o seu veículo, porém pagando taxas mais altas de juros. Mas no consórcio, esse valor pode ser dado de lance e você pode ter o veículo mais rápido do que o previsto, dependendo da porcentagem dos lances ofertados pelo seu grupo e cota.   Entretanto, se você não tem pressa em adquirir um veículo agora, talvez o jeito mais interessante de comprar seu seminovo a médio, logo prazo, seja realmente guardar a quantia destinada para sua compra. Assim, com disciplina, você faz seu próprio financiamento, sem a necessidade de arcar com juros e taxas administrativas, até ter o dinheiro para comprar à vista.    
E aí, vai comprar? Confira aqui os carros populares mais vendidos no mercado de usados em 2022, e inicia agora a sua pesquisa!
Você sabe o que avaliar na hora de revender o seu carro? Veja aqui!
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias