Um novo jeito de proteger seu carro

Cotar Agora
6 dicas para cuidar do seu carro e preservar o meio ambiente
3 de junho de 2021 Amanda Maia

O consumo de veículos aumentou

A indústria automobilística produz, a cada ano, cerca de 50 milhões de novos veículos. Os avanços tecnológicos já permitem a produção de veículos devidamente inspecionados e de acordo com os parâmetros mínimos de poluição admissível.
 
Mas esse avanço não aconteceu da mesma forma para o transporte coletivo público. Sua precariedade acabou permitindo que o automóvel se tornasse indispensável para a maioria da população. E quem é que não gosta de conforto, independência e comodidade, não é mesmo?
O nosso possante nos leva para qualquer lugar e já dependemos dele para tarefas rotineiras,  como realizar uma compra no supermercado ou levar as crianças na escola. Além disso, temos liberdade de cumprir os nossos próprios horários, sem nos sujeitarmos a itinerários do transporte coletivo. Fato é que, de acordo com a legislação brasileira, todos nós temos direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial para nossa qualidade de vida, e cabe ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. E como nós enquanto coletividade, em nosso dia a dia, podemos contribuir para a redução da poluição causada por nossos veículos? Com o uso correto de seus recursos e a manutenção preventiva de seus componentes, claro! Por isso, confira essas 6 dicas.

1 - Economize ao máximo o consumo de combustível

A queima de combustível é o principal responsável pela poluição causadas por veículos, uma vez que libera gases e partículas altamente poluentes. Por isso, a ideia é tentarmos reduzir ao máximo o consumo de combustível em nosso dia a dia. Com essa atitude, não apenas o meio ambiente agradece, mas o seu bolso também. Insistimos na atenção dos condutores na manutenção periódica do veículo. Desregulado, o carro pode ter queima excessiva de combustível e lubrificantes, o que contribui consideravelmente para a poluição atmosférica.

2 - O jeito que você dirige pode aumentar o consumo de combustível

A “dirigibilidade”, ou seja, o modo como você dirige, pode aumentar em até 50% o consumo de combustível do seu carro. É isso mesmo! Procure dirigir de forma mais suave, evitando acelerações e freadas bruscas, trocando a marcha na rotação correta. Mantendo a velocidade constante e evitando paradas prolongadas com o motor em funcionamento. Pé da embreagem? só na hora a trocar de marcha. Tenha sempre uma atitude responsável e respeite as leis de trânsito!

3 - Abasteça em postos de confiança

Se estamos falando que a queima do combustível influencia diretamente na emissão de gases poluentes, imagina um combustível adulterado, o que ele pode causar? Tenha sempre atenção ao posto que abastece. Um combustível adulterado pode causar entupimento da bomba e gasolina e também pode comprometer o motor e a bomba de óleo, por acúmulo de resíduos.
4 - Mantenha a troca dos pneus em dia
 
Em contato com o asfalto, solta-se dos pneus e freios o amianto, componente altamente cancerígeno. Mantenha os pneus calibrados e alinhados para evitar atrito com o solo. Rodas desalinhadas também podem aumentar o gasto de combustível e consequentemente a emissão de poluentes.

5 - Dê preferência para peças originais a paralelas

As peças do veículo quando trabalham, entram em conexão umas com as outras resultando em seu desgaste, eliminando partículas metálicas para o solo e água. Por isso, cuidado com peças desgastadas e sempre dê preferência para peças originais/genuínas na hora do reparo.

6 - Escolha um carro amigo do meio ambiente

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) disponibiliza uma tabela de consumo e eficiência energética para veículos leves que pode ser consultada antes da compra do seu carro. Nesta tabela é possível verificar a quantidade dos gases poluentes emitidos por um veículo e a quilometragem do modelo rodando a álcool ou à gasolina. A partir daí é dada uma nota de E até A, que vai do carro mais poluente ao mais ecológico.
 
Alternativas sustentáveis de modelos de veículos vem sendo criadas para contribuir para menor emissão de poluentes e gases do efeito estufa, já que sua energia é gerada através de uma fonte renovável. Os carros elétricos, por exemplo são os automóveis com motorização totalmente elétrica, diferentemente dos híbridos que possuem motor a combustão interna.
 
 
A pesar dos benefícios, a tecnologia deste tipo de transporte ainda é cara e inacessível para a maioria das classes sociais no Brasil. O que reforça a nossa responsabilidade e compromisso em fazer a nossa parte rumo a um mundo mais limpo e sustentável.
Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Veja outras matérias